
O Ceará encerrou 2025 com mais de 60 mil novos postos de trabalho formais, registrando a menor taxa de desemprego da série histórica, de 6,4%, segundo dados do Novo Caged. O bom desempenho econômico do Estado reflete principalmente os setores de serviços e construção civil, que lideraram a geração de vagas. Para o secretário executivo do Trabalho do Ceará, Renan Ridley, os números são animadores para o início de 2026:
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“A projeção é que, neste primeiro trimestre, tenhamos mais de 164 mil admissões. É um período sazonal importante, em que parte das contratações temporárias do final do ano se encerra, mas também surgem novas oportunidades”, explicou.
O movimento intenso do início do ano já pôde ser visto no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), em Fortaleza. João Matheus, universitário de Engenharia Ambiental e Sanitária, foi buscar um estágio para aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade.
“Estou procurando estágio na área para poder ter uma certa independência e também colocar em prática o que estou aprendendo na universidade”, contou. Já André, recém-formado em curso de eletricista, afirmou: “Na época eu não conseguia fazer estágio, agora estou atrás da primeira oportunidade no mercado de trabalho, tentando iniciar minha carreira”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A alta temporada turística também contribui para a geração de empregos temporários, especialmente na Praia do Futuro. Átila Lucas, que estava desempregado há mais de um ano, conseguiu uma vaga como auxiliar em uma barraca e relata sua experiência: “Logo no início era só dia de sábado e domingo, mas fui me esforçando e mostrando dedicação, e eles perceberam isso e me contrataram. Hoje já estou quase completando um ano no serviço”.
Para atender à demanda, Fátima Queiroz, presidente da Associação de Barracas da Praia do Futuro, explicou: “Desde o começo de dezembro que estamos chamando pessoas para trabalhar. Fizemos um balcão de empregos com mais de 300 entrevistas, mas infelizmente apenas 30 pessoas compareceram e estão atuando. Precisamos muito de cozinheiros, auxiliares de cozinha e pessoal para serviços gerais, como limpeza de banheiros e áreas externas”.
O cenário positivo do mercado de trabalho é reforçado pelo crescimento de setores estratégicos no Ceará, como o polo automobilístico, o hidrogênio verde e o setor calçadista. “Vamos continuar trabalhando para garantir a ampliação do parque tecnológico, fortalecer as empresas que já temos e atrair novos negócios, gerando mais oportunidades para a população”, afirmou Renan Ridley. Com isso, o Estado inicia 2026 com boas perspectivas para quem busca emprego fixo, estágio ou vagas temporárias na alta estação, criando um ambiente de otimismo e expectativa para os trabalhadores.
Leia também | Exportações do agronegócio do Ceará de janeiro a novembro de 2025 têm crescimento de 22%




