O primeiro final de semana de 2026 será marcado pela atuação de uma frente fria que favorece a formação da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno deve provocar chuva volumosa, com possibilidade de acúmulos entre 200 mm e 300 mm em alguns pontos.
Segundo a MetSul, as áreas mais afetadas abrangem os Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro. O norte de São Paulo, norte de Mato Grosso do Sul e sul e oeste da Bahia também podem registrar acumulados localmente elevados. A MetSul alerta especialmente para riscos de alagamentos e deslizamentos em Minas Gerais.
A maior parte do território mineiro também está em zona de alerta laranja, de “perigo” para tempestades, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso tem duração para todo o sábado (3/1).
A Climatempo detalha que a configuração atmosférica típica da ZCAS envolve a “atuação conjunta de diversos sistemas, criando um corredor de umidade que favorece precipitações frequentes e prolongadas sobre a faixa central do Brasil”.
+ Veja como fica o tempo na sua cidade
Outro destaque da previsão para os próximos dias é a queda de temperatura. O refresco chega no decorrer deste sábado ao Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul. Em Santa Catarina e no Paraná, o resfriamento será mais sentido a partir do domingo (4) na maior parte das cidades.
Veja a previsão por região para este sábado
Sul
No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam cedo e seguem até o fim da manhã, com intensidade moderada a forte no sul, sudoeste, oeste, região central e faixa norte do Estado, informa a Climatempo. Em Santa Catarina, chove de forma mais fraca no oeste e sul pela manhã, mas a chuva se intensifica ao longo do dia, principalmente no litoral e no sul catarinense. No Paraná, a chuva ocorre de forma mais fraca no leste e noroeste durante a madrugada, mas ganha força no sul, sudoeste e leste ao longo do dia, enquanto o norte, noroeste e interior ficam com tempo mais firme.
Sudeste
A frente fria avança pela costa e, combinada ao calor, à umidade e à formação da ZCAS, mantém o tempo instável desde as primeiras horas do dia. Há chuva fraca a moderada em São Paulo, litoral do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, ganhando força ao longo do dia. As pancadas se tornam mais intensas em MG, RJ, ES e no norte e leste paulista, com risco de temporais.
Centro-Oeste
Segundo a Climatempo, desde o começo do dia, há pancadas de chuva em Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas do leste, norte e nordeste de Mato Grosso. As instabilidades aumentam ao longo da manhã e se espalham pelos estados. A presença de calor, umidade, circulação de ventos em altos níveis e a atuação da ZCAS favorecem chuva moderada a forte em GO, DF, centro-norte de MT e metade norte de MS, com risco de temporais, especialmente em Goiás e no leste mato-grossense.
Nordeste
A madrugada começa com chuva mais forte no sudoeste e oeste da Bahia. Pela manhã, chove na metade sul do Maranhão e do Piauí. Ao longo do dia, as pancadas ganham força nessas áreas e avançam para o oeste de Pernambuco, com chuva moderada a forte e risco de temporais no sul do MA, PI e em grande parte da BA.
Norte
O sol aparece mais no noroeste do Pará, nordeste do Amazonas e em Roraima, com menor chance de chuva, informa a Climatempo. Já na metade sul e nordeste do Pará, Tocantins, Rondônia, Acre e grande parte do Amazonas, a chuva ocorre de forma moderada a forte, com risco de temporais no sul e sudeste do PA e em TO, devido à atuação da ZCAS. No norte do Amapá, também há pancadas moderadas a fortes. O tempo segue abafado.