A previsão do tempo indica muita chuva para a maior parte do país no último dia do ano e na virada para 2026. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ativos alertas laranjas, de “perigo”, e um vermelho, de “grande perigo”, para áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Há avisos de tempestades e chuvas fortes para Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Roraima, Amapá, Goiás, Santa Catarina e Tocantins. O alerta vermelho do Inmet é válido até 10h desta quarta (31) e abrange a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral sul paulista.
Alertas do Inmet para chuvas fortes
Inmet
Segundo a Metsul, uma massa de ar quente e úmido de características tropicais está em atuação sobre a maior parte do Centro-Sul do Brasil, favorecendo a formação de nuvens carregadas que trazem chuva e tempestades isoladas da tarde para a noite.
No último dia do ano, o risco maior de chuva isoladamente forte a intensa e temporais localizados se concentrará em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Veja os detalhes por região:

Sul
A quarta-feira será marcada por maior instabilidade, com períodos de sol intercalados por pancadas de chuva que ganham força ao longo do dia. De acordo com a Climatempo, a atuação das instabilidades aumenta o risco de chuva moderada a forte e temporais, principalmente à tarde, sobre o norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina, e sul, oeste e leste do Paraná.
No restante do Rio Grande do Sul, o tempo segue mais firme e quente. A umidade do ar fica em atenção no sul e litoral sul gaúcho, com índices abaixo dos 30%.
Sudeste

O dia terá sol entre nuvens e pancadas de chuva que se intensificam entre o fim da manhã e a tarde, podendo ocorrer na forma de temporais localmente fortes, especialmente em São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais, interior, serra e sul do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
No dia da virada, a chuva ocorre de forma moderada a forte em várias áreas, com risco de volumes elevados e condição de perigo.
Centro-Oeste

O calor predomina na região, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento, informa a Climatempo. A chuva ocorre de maneira moderada a forte, com risco de temporais principalmente no norte e interior de Mato Grosso, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul e áreas do leste de Mato Grosso e sul de Goiás.
Nordeste

A quarta-feira será de calor e variação de nebulosidade, com pancadas de chuva mais concentradas no interior da região. No litoral nordestino, a chuva ocorre de forma mais fraca e isolada, mantendo períodos de sol. Na noite da virada, o tempo segue mais firme na maior parte do litoral. A umidade relativa do ar fica em atenção no interior da região, com índices abaixo dos 30%.
Norte

Segundo a Climatempo, a região deve ter tempo abafado e pancadas de chuva frequentes, que podem ocorrer com moderada a forte intensidade e risco de temporais, especialmente em áreas do Amazonas, sul de Roraima, Pará, Rondônia, Acre e Amapá. As chuvas se intensificam principalmente à tarde, intercaladas por períodos de sol.
Nas capitais, a virada do ano deve ocorrer com calor, tempo abafado e possibilidade de pancadas rápidas no fim da tarde e à noite.