
A trajetória de Vinícius Pestana na agropecuária começou de mansinho, com poucas galinhas e muita criatividade. Hoje, a família toda integra o projeto que deu origem ao Criatório Pestana, uma propriedade em Santa Bárbara d’Oeste (SP) que cria diversas espécies de animais (incluindo exóticas) e tornou-se um concorrido ponto de turismo rural e educacional na região.
Initial plugin text
Há oito anos, ainda adolescente, Vinícius comprou algumas galinhas para criar na chácara da família e, com isso, avaliar como se comportaria uma criação sob sua responsabilidade. Na sequência, ele decidiu criar galinhas poedeiras para vender ovos a vizinhos e amigos e usar o dinheiro para cobrir os custos e equilibrar as contas.
Foi o primeiro passo de uma jornada que transformou a paixão por animais em empreendedorismo. Vinícius conheceu as galinhas ornamentais, que exigiam cuidados específicos, mas rendiam vendas mais lucrativas. O jovem produtor conversou com os pais e, com algum jeitinho, acabou levando toda a família para o negócio.
Até que o espaço da chácara ficou pequeno. “Os compradores gostam de visitar os espaços, ver a criação, e daí surgiu a ideia, um pouco ousada, de investir em uma área maior, para aumentarmos a criação e a recepção do público”, conta o produtor, de 24 anos.
E assim nasceu o Criatório Pestana, um berçário que abriga cerca de 100 animais, entre matrizes, reprodutores e filhotes.
Vinícius começou a cursar medicina veterinária e estruturou cada espaço pensando nas necessidades das espécies de aves exóticas, como as minigalinhas e emas, minicabras, minivacas, minipôneis, miniporcos e répteis. Ele e o pai constroem cada maternidade e espaço de visitação.
“Aos poucos, notamos mais uma oportunidade de negócio, que foi o turismo rural e educacional. Os pais trazem as crianças para conhecerem animais que podem ser tocados, as escolas trazem turmas para aprender sobre criação, e, com esse público, nós conseguimos renda para manter o espaço”, relata. E o jovem tem novos planos: no futuro, diz, ele quer transformar o criatório em um grande parque.






