Novo foco de incêndio mobiliza bombeiros na Sucata Chico Alves

Um novo foco de incêndio voltou a surgir na Sucata do Chico Alves, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, e mobilizou novamente o Corpo de Bombeiros na manhã deste sábado (27). O local já vinha sendo monitorado há mais de 50 horas devido à complexidade do combate às chamas e ao risco de reignição do fogo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Reativação das chamas e atuação dos bombeiros

Por volta das 5h15 deste sábado (27), as equipes foram acionadas após o surgimento de um novo foco em uma área já combatida no dia anterior. Os bombeiros agiram rapidamente para debela as chamas e realizar o resfriamento completo do setor afetado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a corporação, o trabalho no local segue em curso, com ações de rescaldo, monitoramento de focos residuais e avaliação estrutural da área, sempre com prioridade à segurança dos militares e da população que vive nas proximidades da sucata.

Leia também | Incêndio de grandes proporções atinge sucata Chico Alves, em Fortaleza

O incêndio teve início na véspera de Natal (24) e desde então mobilizou um efetivo superior a 60 bombeiros, além de diversos equipamentos, como viaturas-tanque, caminhões de combate, retroescavadeiras e auto escada mecânica.

Cenário desafiador e persistência do fogo

A complexidade do terreno e a presença de materiais altamente inflamáveis — como pneus e madeira estocados no local — tornam o combate ao fogo ainda mais difícil e aumentam a possibilidade de que novos focos surjam mesmo após a principal chama ser controlada. Dados da operação indicam que mais de 500 mil litros de água foram usados nas ações de combate ao incêndio e no rescaldo ao longo dos últimos dias.

Impactos para a comunidade

Além do trabalho dos bombeiros, a Defesa Civil de Fortaleza identificou danos no entorno da sucata, levando à interdição de oito casas por risco estrutural. Em alguns trechos da região, moradores enfrentaram interrupções no abastecimento de água e energia elétrica e, em casos extremos, precisaram deixar temporariamente suas residências devido ao perigo representado pelas chamas e pelo calor intenso. Durante o incêndio, quatro pessoas foram atendidas por ferimentos leves ou mal-súbito — incluindo dois bombeiros que receberam atendimento e foram liberados — mas não houve vítimas fatais.

Histórico do local

A sucata, que é um ponto tradicional na Avenida Sargento Hermínio, já havia registrado um incêndio há cerca de 35 anos, mas o atual episódio é considerado muito mais severo, com fogo persistindo por vários dias e exigindo um esforço coordenado de combate e monitoramento das equipes de emergência.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<