
Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente a tradicional Sucata Chico Alves, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (24), véspera de Natal. As chamas começaram por volta das 23h50 e mobilizaram diversas equipes do Corpo de Bombeiros.
No local do incêndio, a médica Francinete Alves, filha do proprietário da sucata, Chico Alves, falou à reportagem visivelmente emocionada e destacou que o pai escapou da tragédia por estar fora do imóvel no momento do incêndio.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Ele nunca quis se distanciar da casa”, contou Francinete. Segundo ela, o pai mora no local e sempre manteve uma rotina de vigilância constante. “Ele sempre fica zelando dia e noite. De dia trabalha na loja e à noite fica no apartamento, sempre nesse sentido de zelar.”
De acordo com a médica, Chico Alves só não estava na sucata porque precisou ir ao hospital para uma revisão médica, decisão tomada por ela após um problema de saúde recente. “Ele não queria sair de casa de jeito nenhum. Até em feriado ele trabalha”, relatou.
A ida ao hospital aconteceu mesmo contra a vontade do comerciante — o que, segundo a filha, foi decisivo para evitar uma tragédia ainda maior. “Ele foi para o hospital mesmo a contragosto, graças a Deus, porque só por isso que ele não estava lá dentro”, afirmou. Em seguida, completou: “Se ele não tivesse ido ao médico, certamente a história poderia ser ainda mais delicada.”
Ainda emocionada, Francinete relacionou o fato ao simbolismo da data. “Hoje é Natal. Eu acredito que Jesus é muito bom com meu pai”, disse. Ela também ressaltou a trajetória do pai e seu papel social ao longo da vida. “Ele sempre teve um papel social muito grande, sempre ajudou muita gente.”
Para a médica, a dedicação ao trabalho e à comunidade foi fundamental. “Eu acho que o que salvou foi a própria vida dele, de dedicação a esse trabalho. Ele sempre trabalhou desde criança.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Incêndio
Segundo relatos de moradores à equipe da TV Cidade Fortaleza/Record, o incêndio teria começado após a explosão de fogos de artifício nas proximidades da sucata. Um dos artefatos teria atingido um carro antigo estacionado dentro do terreno, provocando o início das chamas, que se espalharam rapidamente.
Toda a área da sucata foi consumida pelo fogo. Apesar da destruição, não há registro de feridos até o momento. O incêndio, no entanto, ainda não havia sido totalmente controlado nas últimas atualizações das equipes de emergência.
Tradição e memória
Fundada na década de 1970, a Sucata Chico Alves é um dos estabelecimentos mais tradicionais de Fortaleza. Localizada na Avenida Sargento Hermínio Sampaio, nº 668, a sucata se tornou referência na comercialização de peças automotivas usadas e materiais reaproveitáveis, além de fazer parte da memória afetiva da cidade.
O local chegou a empregar mais de cem trabalhadores em seu auge e acompanhou o desenvolvimento econômico e urbano da região, sendo reconhecido como um símbolo do comércio popular fortalezense.
Leia também | Incêndio de grandes proporções atinge sucata Chico Alves, em Fortaleza





