
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou um caso de gripe aviária em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Cuiabá (MT).
Gripe aviária: entenda o que é, quais os sintomas e os riscos para humanos
A confirmação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), referência na análise laboratorial das amostras colhidas de aves doentes.
Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança. “A presença do vírus na propriedade rural não afeta a atividade avícola de Mato Grosso”, informou o órgão em nota.
As ações de contenção contam com 30 servidores do Indea, que atuarão 24 horas na propriedade. Para conter a disseminação do vírus na área afetada, o instituto instalou uma barreira sanitária para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos.
Além disso, foi realizado o abate sanitário das aves existentes no local. As instalações onde ficavam as aves contaminadas serão limpas e desinfetadas, e uma operação de vigilância foi instalada para fiscalizar propriedades em um raio de três quilômetros.






