Projeto Dom Bosco Jiu-Jitsu prepara 60 crianças e adolescentes de Fortaleza para campeonatos

O projeto social Dom Bosco Jiu-Jitsu atende atualmente 60 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 15 anos, em Fortaleza. Os jovens se preparam três vezes por semana em um centro de treinamento estruturado, com foco no desenvolvimento técnico e pessoal na modalidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o coordenador do projeto, Leo Costa, “essa é nossa missão e a gente utiliza o Jiu-Jitsu como uma ferramenta de desenvolvimento para que as crianças e consequentemente as famílias sejam impactadas pela força do esporte, especificamente do jiu-jitsu”. Mesmo durante períodos de recesso e férias escolares, os atletas não deixam de treinar, ressaltando que “constância e técnica são fundamentais para conquistar resultados”.

A atleta Luísa Lima e os jovens atletas Leonardo Rodrigues e Raphael Marinho Filho destacam os benefícios da prática. Leonardo conta: “Eu treino das quatro horas às oito. Treino funcional, jiu-jitsu, judô e wrestling. Eu aprendi muita disciplina. Aprendi sobre hierarquia também, respeitar os mais graduados”. Raphael Marinho Filho acrescenta: “O Jiu-Jitsu representa um exemplo para mim, uma forma de defesa. Eu me sinto muito seguro quando estou no Jiu-Jitsu”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O projeto também envolve familiares e voluntários, como o preparador físico Vladimir de Jesus, que afirma: “Estar num projeto onde a gente vê crianças evoluindo a cada dia, construindo sonhos, saindo das telas, movimentando seus corpos e criando expectativas e sonhos de medalhas, de conquistas, é engrandecedor para qualquer profissional de educação física”. Raphael Marinho, servidor público e pai de atleta, comenta a emoção de acompanhar o filho nas competições: “Ele mesmo também quis seguir o Jiu-Jitsu com a gente e é uma emoção muito grande para o pai que está ali do lado de fora na hora que eles estão competindo”.

Ao longo de 2025, os jovens já conquistaram títulos, cinturões e medalhas, resultado de disciplina e superação. Para o próximo ano, o projeto busca ampliar apoio e incentivo: “Infelizmente, a gente não tem outro apoio, senão a própria sustentabilidade do projeto. Então, a gente precisa realmente, para que essas crianças possam lutar no cenário nacional, a gente precisa de apoio. Então, assim, a gente tá pedindo você aí, que tá aí do outro lado da tela, e possa apoiar. Acredite no esporte, acredite na força do esporte”, conclui Leo Costa.

Mais informações e como ajudar:

Para obter mais informações e saber como ajudar o projeto acesse o perfil do Instagram: @domboscojiujitsu ou entre em contato com o número (85) 98650-6384

Leia também | Aviso de chuvas intensas atinge todo o Ceará; Inmet aponta risco elevado em 22 cidades

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<