A criatividade dos mestre-cervejeiros brasileiros ficou ainda mais evidente em 2025, ano em que diversos rótulos produzidos no país brilharam em concursos nacionais e internacionais. Com receitas que vão além do tradicional – e utilizando maltes especiais e ingredientes inusitados –, as bebidas chamaram a atenção de jurados mundo afora.
Confira abaixo a lista da Globo Rural com dez cervejas brasileiras premiadas. Você já experimentou alguma delas?
Initial plugin text
1 – Frutopia Amburana
Bebida reúne amora, morango, tangerina e limão
Divulgação/Yellow Bird Brewery
O primeiro destaque vem do Paraná. A Frutopia Amburana, criada pela Cervejaria Yellow Bird Brewery, de Pinhais (PR), em parceria com a Hespanha Brewery, de Paranaguá (PR), conquistou o ouro na categoria Best of Show da 5ª Copa Cerveja Brasil, o prêmio máximo da competição organizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Do estilo Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, ela chama a atenção pela ousadia da receita, que reúne quatro frutas – amora, morango, tangerina e limão – e ainda chips de amburana, madeira típica do Nordeste, na maturação.
+ Melhor cerveja do Brasil em 2025 é do Paraná; conheça a Frutopia Amburana
2 – Melancia SOUR’n Salt
Receita leva melancia, hibisco e sal
Divulgação/Abracerva
O produto da Sim! Cerveja, de Campinas (SP), foi eleito o melhor do mundo no World Beer Cup, o maior e mais prestigiado concurso internacional no setor cervejeiro, e consolidou a bebida como uma referência pela primeira colocação na categoria Specialty Non-Alcohol Beer (sem álcool).
A receita é uma releitura do estilo alemão Gose e leva melancia, hibisco e sal entre os ingredientes, combinação que chamou a atenção pela originalidade e equilíbrio.
+ Uma das melhores cervejas mundo é brasileira e não tem álcool; conheça
3 – Quadrupel 277
Diferencial é a maturação por 12 meses em barris utilizados no envelhecimento de cachaça
Divulgação
Também no World Beer Cup, a Quadrupel 277, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), conquistou a medalha de ouro na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale. A cerveja com melado, maltes especiais e levedura belga apresenta coloração escura, aroma de calda de frutas, como tâmaras e ameixas, e notas de vinho do porto.
Um diferencial é a maturação por 12 meses em barris utilizados no envelhecimento de cachaça, o que agrega complexidade ao perfil sensorial.
4 – Canoa Quebrada
Entre os ingredientes estão maltes de trigo, cevada e caju
Divulgação/277 Craft Beer
A cervejaria paranaense 277 Craft Beer brilhou no World Beer Cup com mais um rótulo premiado com o ouro: a Canoa Quebrada. Ela é inspirada no estilo alemão gose e apresenta coloração clara e sabor levemente salgado.
Entre os ingredientes estão maltes de trigo, cevada e caju, combinação que resulta em baixo amargor, acidez equilibrada e perfil refrescante, explica a marca.
+ Cervejas brasileiras estão entre as melhores do mundo; saiba quais são
Saiba-mais taboola
5 – Brotas Beer Schwarzbier
Rótulo se destaca pelos aromas maltados de caramelo e chocolate e pelo teor alcoólico de 4,5%
Divulgação
A cerveja do estilo Schwarzbier produzida em Brotas, no interior de São Paulo, pela Brotas Beer, foi uma das cinco brasileiras premiadas com o ouro no European Beer Star, na Alemanha, país referência no assunto. Além disso, faturou a mesma medalha no Brussels Beer Challenge e no Brazilian Beer Awards.
De coloração escura e corpo médio, o rótulo se destaca pelos aromas maltados de caramelo e chocolate e pelo teor alcoólico de 4,5%. A sugestão é harmonizar com pratos escurecidos, terrosos ou picantes, como paella, e sanduíches de presunto ou pastrami.
6 – Leopoldina Italian Grape Ale Riesling
Bebida se destaca pela coloração amarelo-palha e levemente turva e a refrescância com notas florais e frutadas
Divulgação
O rótulo da Brewine Leopoldina, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, elaborado com a riesling renano, variedade de uva branca originária da Alemanha, é mais um medalhista de ouro no European Beer Star. Conforme a marca gaúcha, a bebida se destaca pela coloração amarelo-palha e levemente turva e a refrescância com notas florais e frutadas.
7 – Leopoldina Session IPA
Medalhista de ouro no European Beer Star na categoria Session India Pale Ale, a cerveja da Brewine Leopoldina tem maltes especiais e lúpulo europeu, além de aroma frutado com nuances florais e cítricas.
Outras características de destaque são: a colocação dourada, a textura cremosa e a versatilidade nos acompanhamentos. Neste ano, junto do prêmio internacional, ganhou a prata no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC).
8 – Leopoldina IPA
Cerveja apresenta aroma que combina notas cítricas e florais
Divulgação
Mais um rótulo da Brewine Leopoldina que integra a lista da Globo Rural. A Leopoldina India Pale Ale (IPA) foi a quinta cerveja brasileira a conquistar uma medalha de ouro no European Beer Star, em setembro.
A bebida apresenta aroma que combina notas cítricas e florais, coloração cobre-avermelhada no copo e teor alcoólico de 6,5%. Além do reconhecimento internacional, o rótulo subiu ao pódio no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Balneário Camboriú (SC), onde garantiu o primeiro lugar em sua categoria.
9 – Craft Beer is Dead Weizenbock
Craft Beer is Dead tem sabores de damasco, abacaxi e pêssego em conserva e licor
Divulgação
Desenvolvida pela Bamberg, de Votorantim (SP), em comemoração aos 20 anos da cervejaria e premiada com o ouro no European Beer Star, a bebida é do estilo Weizenbock Helles, terminou a fermentação com teor alcoólico de 8,5%, mas chegou aos 14% após ser congelada.
A Craft Beer is Dead tem ainda a coloração dourada e aromas e sabores de damasco, abacaxi e pêssego em conserva e licor.
10 – Ashby British Strong Ale
Rótulo é elaborado com quatro tipos de malte e lúpulos britânicos aromáticos
Divulgação | Cervejaria Ashby
A cerveja produzida pela Cervejaria Ashby, de Amparo (SP), cidade escolhida estrategicamente pela pureza e o equilíbrio mineral de suas águas, subiu no pódio do World Beer Awards 2025, concurso realizado em Londres.
Com 5,8% de teor alcoólico, o rótulo é elaborado com quatro tipos de malte e lúpulos britânicos aromáticos, e conquistou a medalha de ouro na categoria Bitter, sendo eleita a melhor do Brasil na disputa.
Meses antes, a mesma cerveja foi premiada com o ouro na Copa Guaraní de Cervezas, no Paraguai, e o bronze na Copa de Los Volcanes, no Peru.