Fortaleza inaugura Restaurante Popular no Centro com 1.000 refeições gratuitas por dia

Uma iniciativa realizada pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Ceará, inaugura nesta segunda-feira (22) um novo Restaurante Popular no Centro da capital, oferecendo até 1.000 refeições gratuitas diariamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do programa FORtaleCE – Plano Fortaleza Inclusiva, voltado à promoção de políticas públicas de segurança alimentar e inclusão social.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas participam do evento de entrega do equipamento, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com o objetivo de atender populações em situação de risco, como moradores em vulnerabilidade, usuários de serviços sociais e pessoas em situação de rua.

Alimentação gratuita e acessível com foco em dignidade

O novo Restaurante Popular oferecerá 1.000 refeições diárias no formato bandejão, com acesso totalmente gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social que já são acompanhadas por serviços de assistência social, como o Centro Pop, o CRAS e o CREAS. A entrada para esse público exige a apresentação de uma carteira social emitida por esses órgãos, que tem validade de até quatro meses e pode ser renovada conforme a avaliação técnica.

Leia também | Ataque a tiros em bar mata duas mulheres em São Benedito, no Ceará

Além da oferta gratuita, o equipamento também prevê atendimento a usuários pagantes, residentes em Fortaleza, mediante apresentação de comprovante de endereço. Nesse caso, o valor da refeição custará R$ 2,00, também mediante emissão de carteira específica para controle de acesso.

Um reforço na rede de segurança alimentar

A ação se soma às diversas políticas públicas municipais e estaduais voltadas à promoção do direito humano à alimentação adequada, com destaque para iniciativas como o Programa Ceará Sem Fome, que integra uma rede de cozinhas comunitárias e políticas de distribuição de alimentos voltadas à população em insegurança alimentar. O município de Fortaleza é pactuante do programa e atua de forma integrada com o Governo do Estado para ampliar a oferta de refeições e apoio às famílias mais vulneráveis.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<