O verão começa no domingo (21/12), mas a nova estação dá as caras antes mesmo do seu início. O último fim de semana antes do Natal será marcado pela combinação de calor, umidade e chuva no Brasil.
Leia mais
Veja se vai chover na sua cidade
De acordo com a Climatempo, já no sábado, as instabilidades se espalham pelo Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, e devem se estender ao longo do domingo.
Região Sul
No sábado, o tempo começa firme na maior parte, com sol entre nuvens e temperaturas elevadas. No leste do Paraná e de Santa Catarina, há chance de chuva fraca pela manhã, enquanto no norte e nordeste do Paraná já ocorrem pancadas isoladas ao longo do dia.
Em áreas da Campanha Gaúcha, Pampas e extremo oeste do Rio Grande do Sul, precipitações devem ocorrer entre o fim da tarde e a noite, informa a Climatempo.
Já no domingo, as áreas de instabilidade avançam pelo oeste do Rio Grande do Sul e causam chuva forte. Também chove no norte do Estado, além do oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Por outro lado, o litoral tem tempo firme, com sol entre nuvens. As temperaturas seguem elevadas, mas diminuem um pouco na metade sul do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
No sábado, a atuação de ventos, do calor e da alta umidade, vai espalhar chuva desde as primeiras horas do dia no sul e leste de São Paulo, leste, centro de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira, e pontos isolados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com chuva fraca.
Ao longo do dia, a chuva ganha força no noroeste e interior de São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro, metade sul do Espírito Santo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Por outro lado, no norte e oeste de Minas, o tempo segue aberto.
No domingo, as instabilidades diminuem, mas ainda há chance de chuva fraca a moderada no oeste, norte e leste de São Paulo, metade leste e Triângulo Mineiro, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
As temperaturas serão altas, com máximas próximas dos 30°C nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
No sábado, o tempo será instável com pancadas de chuva em Mato Grosso e Goiás. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam também em Mato Grosso do Sul, informou o boletim da Climatempo.
No domingo, o tempo segue instável principalmente em Mato Grosso pela manhã, com chuva fraca a moderada. De tarde, as chuvas ganham força no oeste de Goiás e em grande parte de Mato Grosso do Sul. A consultoria destaca que o calor e a sensação de abafamento persistem.
Região Nordeste
No sábado, o tempo será instável no Maranhão e no Piauí. No oeste, sul e litoral da Bahia, no litoral entre Sergipe e Alagoas e no norte e sul do Ceará, a chuva ocorre de forma mais fraca. No interior, o tempo fica mais firme e as temperaturas permanecem elevadas.
No domingo, as instabilidades se espalham ainda mais pelo Maranhão e Piauí, com possibilidade de chuva mais intensa, informa a Climatempo.
Já no oeste da Bahia, as pancadas seguem firmes, enquanto no interior do Estado, oeste de Pernambuco, Paraíba e interior do Ceará, a chuva será fraca.
Região Norte
No sábado, as chuvas perdem força no Acre, Amazonas e Rondônia, mas ainda há chuva fraca a moderada. Já no Pará, Tocantins e Amapá, a chuva será intensa. Em Roraima, não chove e o clima fica abafado.
No domingo, as pancadas diminuem no oeste, entre o Amazonas e o Acre. Por outro lado, chove de forma moderada a forte na metade leste do Amazonas, grande parte do Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá, com risco de temporais e trovoadas.