
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o Estado não permitirá ações ilegais relacionadas a “invasões de propriedades rurais”. A declaração foi feita em evento no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (15/12) ao comentar movimentos conhecidos como “Carnaval Vermelho” ou “Abril Vermelho”, termos usados para se referir a ocupações promovidas por grupos de sem-terra, como a Frente Nacional de Luta (FNL) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Saiba-mais taboola
Segundo o governador, pessoas envolvidas em invasões que desrespeitem a lei serão responsabilizadas. Ele afirmou que aqueles que cometerem esse tipo de ação poderão ser presos e que, em caso de reincidência, voltarão a responder judicialmente.
Ao tratar da política fundiária no Estado, Tarcísio de Freitas declarou que, dos cerca de 7 mil assentados existentes em São Paulo, aproximadamente 5 mil já tiveram suas áreas regularizadas. De acordo com o governador, essas regularizações abrangem cerca de 200 mil hectares. No evento foram entregues novos títulos de regularização fundiária, além da assinatura de um decreto para o novo programa de regularização de terras, do cadastro ambiental rural e de mudanças na cadeira artesanal do Estado.
No plano nacional, o governador também questionou a forma como as políticas agrícolas são debatidas. Ele levantou o questionamento sobre a necessidade de discutir o Plano Safra todos os anos, indicando a possibilidade de um modelo diferente para o planejamento do setor em um possível mandato.






