
Depois de registrar em outubro a relação de troca mais favorável da história frente ao farelo de soja, dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que o avicultor paulista voltou a apresentar queda no poder de compra em novembro. Além do derivado de soja, a perda também é observada frente ao milho.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Segundo pesquisadores do Cepea, esse movimento resulta da desvalorização do frango vivo e da alta nos preços desses insumos, essenciais na produção de avicultura de corte. Na parcial de novembro (até o dia 26), dados do Cepea mostram que o frango vivo é negociado no estado de São Paulo à média de R$ 6,10 o quilo, baixa de 2,6% em relação à do mês anterior. Já a tonelada de farelo registra média R$ 1.724,78 na região de Campinas (SP), com avanço de 5,3% em relação à de outubro.
Saiba-mais taboola
Diante disso, cálculos do Cepea mostram que, com a venda de um quilo de frango vivo, o produtor consegue comprar, nesta parcial de novembro, 3,54 quilos de farelo, contra 3,83 quilos em outubro. No entanto, mesmo diante dessa queda, a margem de ganho segue favorável para o avicultor. O volume adquirido neste mês está 7,3% acima da média deste ano, considerando-se os valores em termos reais (série deflacionada pelo IGP-DI de outubro).






