
Milhares de fiéis compareceram à inauguração da maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo, que ocorreu na noite desta quinta-feira (13), no município do Crato, no interior do Ceará. Mais de 35 mil pessoas e mais de 100 caravanas participaram da celebração.
O evento iniciou com o Terço Mariano para padres, seminaristas e diáconos. A programação para o público começou com a missa presidida pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique.
Em seguida, ocorreu o momento mais esperado: a benção do monumento pela imagem peregrina, vinda de Portugal, 72 anos depois da primeira visita à cidade. Com a bênção especial, o monumento de 54 metros foi oficialmente inaugurado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educaçao, Camilo Santana – que tem origem no Crato –; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri; e diversas outras autoridades políticas da região e do estado. A noite terminou com apresentações da irmã Kelly Patrícia e do Padre Fábio de Melo.
O monumento
Trata-se do maior monumento do mundo dedicado a Nossa Senhora de Fátima, com 54 metros de altura. O escultor responsável pela obra, Ranilson Viana, compartilhou nas redes sociais imagens do processo de erguer o monumento, falando ainda sobre como foi trabalhar na escultura.
“Há obras que não se constroem apenas com mãos… constroem-se com fé. Desde os primeiros cortes, das estruturas ganhando forma, até o último toque da pintura – cada etapa dessa obra foi um testemunho vivo da graça de Deus”, escreveu ele, em publicação no Instagram. “Erguer a maior Nossa Senhora de Fátima do mundo não é apenas um marco técnico. É um chamado. É a certeza de que quando a missão nasce de Deus, Ele mesmo sustenta, ilumina e conduz”, disse ainda.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Com 54 metros de altura, a escultura promete se tornar um novo marco de fé e turismo religioso na região. A devoção a Nossa Senhora de Fátima tem raízes profundas na história do estado do Ceará, mas principalmente na cidade do Crato – há 72 anos, a cidade recebeu pela primeira vez a visita da Imagem Peregrina vinda de Portugal, evento que marcou a população local. Na época, o então recém-inaugurado aeroporto foi batizado com o nome da Virgem, e após seu fechamento, deu lugar ao primeiro monumento construído em sua homenagem. Desde então, escolas, ruas, bairros e outras instituições passaram a levar o nome da santa, reforçando sua presença simbólica no município.
Já no ano de 2014, há pouco mais de 10 anos, a cidade já havia inaugurado um monumento de 45 metros, considerado o maior do Brasil dedicado à santa até então. No entanto, com a reestruturação e ampliação da obra, a nova escultura de 54 metros assume agora o posto de maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo.
Leia também | Fátima FM: Mergulho na Misericórdia encanta fiéis com música e louvor em Fortaleza




