
O Escritório Regional do Maciço de Baturité, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), realiza nesta quinta-feira (13) o Seminário Territórios Vivos, em parceria com as prefeituras de Guaramiranga e Baturité.
Segundo o Sebrae, lideranças regionais, instituições e o trade turístico deverão participar do evento, que reunirá autoridades estaduais e municipais, empresários e representantes do setor para discutir ações e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo regional.
Na ocasião, serão realizados painéis temáticos, além de palestra magna do prefeito do município de Gramado, no Rio Grande do Sul, Nestor Tissot.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Serra de Baturité é atualmente um dos principais destinos turísticos do estado do Ceará. Conhecida também como Maciço de Baturité ou Serra de Guaramiranga, a região se destaca pelo clima ameno, belas paisagens, cachoeiras e uma rica diversidade de fauna e flora, incluindo uma das últimas reservas de Mata Atlântica no Nordeste. A região também é procurada para atividades de ecoturismo, esportes radicais como voo livre, trilhas, passeios a cavalo, além de oferecer atrações culturais como festivais de jazz, blues e quadrilhas típicas.
Cidades como Guaramiranga e Baturité, ao longo dos anos, se consolidaram como polos turísticos, atraindo visitantes principalmente em datas festivas e finais de semana. O turismo é complementado por uma gastronomia característica e pelo artesanato local.
Além do perfil natural, histórico e cultural, a Serra de Baturité tem importantes atrações como a Pedra do Bacamarte, a Cachoeira do Chuvisco, o Mirante da Serra de Palmácia e o Rio Pacoti, que também é apontado como um ponto turístico natural importante na região.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
SERVIÇO
Seminário Territórios Vivos
Data: 13 de Novembro
Horário: de 08h30 às 12h
Local: Auditório da Pousada dos Capuchinhos
Inscrição: https://forms.office.com/r/E0gb8v2j4E
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Selo Sebrae de Qualidade Empresarial
No mesmo dia, mas já em Fortaleza, o Sebrae/CE promove a entrega do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial para pequenos negócios do setor de Serviços que se destacaram pela excelência na gestão e prestação de serviços aos clientes ao longo do ano de 2025. A celebração reúne convidados, autoridades e representantes das empresas certificadas de todas as regiões do estado.
Nesta edição, 142 novas empresas serão agraciadas com a certificação, que é válida para o biênio 2026/2027. Elas se somam às empresas certificadas em 2025, fazendo com que o Ceará chegue em 2026 com um número recorde de empresas com esse reconhecimento. Conforme informado, com as novas certificações, no ano que vem haverá 517 empresas cearenses com o Selo de Qualidade Empresarial válido.
A certificação, segundo o Sebrae, nasceu para fortalecer as empresas cearenses e incentivar uma nova cultura de gestão, inovação e excelência em todo o estado. Criado em 1996, o programa pioneiro no país foi desenvolvido pelo Sebrae/CE e, ao longo dos anos, tornou-se referência nacional, com a metodologia tendo sido replicada em outras unidades federativas.
Leia também | Amazon e Etice ofertam 30 mil vagas gratuitas de capacitação em IA e nuvem no estado do Ceará; saiba como fazer a inscrição




