Membro de facção conhecido como Tizil é preso por diversos crimes em Pindoretama, no Ceará

Um criminoso conhecido pelo apelido Tizil foi preso por agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no município de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele era foragido da polícia no município vizinho, Cascavel.

Conforme informado à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, havia mandado de prisão expedido pela Justiça por crimes como associação criminosa, porte legal de arma de fogo e corrupção de menores. O mandado foi expedido pela comarca da cidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os agentes de segurança descobriram o suspeito escondido em uma região nas proximidades da rodovia CE-040. Tizil teve o mandado de prisão cumprido e foi colocado pelos policiais à disposição da Justiça.

Tizil

O apelido pelo qual o criminoso é conhecido, Tizil, é possivelmente referência ao personagem do programa “Nas Garras da Patrulha”, conhecido por ser um típico malandro cearense, azarado e atrapalhado. Entre suas histórias mais lembradas estão diversos casos de planos mirabolantes que acabam dando errado.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como pode ser a pena de alguém preso por associação criminosa, porte legal de arma de fogo e corrupção de menores?

A pena para associação criminosa no Brasil é de reclusão de 3 a 8 anos, podendo variar conforme alterações recentes para 4 a 12 anos, além de multa, sem prejuízo das penas por outros crimes cometidos em associação. Para porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, a pena é de 2 a 4 anos de reclusão, também com multa. Quanto à corrupção de menores, a pena varia conforme o tipo de crime: pode ser de 1 a 4 anos de reclusão para corrupção de menores com atos de libidinagem, e de 2 a 5 anos para induzir menor de 14 anos a satisfazer lascívia, conforme previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Presos com drogas em Pindoretama

No mesmo município de Pindoretama, no último mês, seis pessoas foram presas e diversos materiais ilícitos foram apreendidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). As capturas aconteceram em uma área da zona rural do município. A operação foi conduzida por equipes do 15º Batalhão (15º BPM) e resultou na apreensão de uma pistola calibre .40, dois carregadores, 35 munições, drogas, dinheiro e outros objetos suspeitos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com a PMCE, a 1ª Companhia do 15º BPM capturou três homens e uma mulher, enquanto a 2ª Companhia localizou dois homens que haviam conseguido fugir da primeira abordagem. As ações ocorreram após denúncias sobre indivíduos armados na localidade de Cajueiro do Ministro, na região da Caponga da Bernarda.

Denúncias

A população pode contribuir com investigações das forças de segurança repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Policiais cobrem pichação de facção criminosa em Quixeramobim, no interior do Ceará