
A Be8, uma das maiores produtoras de biodiesel do país, vai construir sua segunda fábrica de Bevant, um biocombustível sintético criado e patenteado pela companhia, no Piauí. A empresa não revela os valores de investimento no projeto.
Initial plugin text
A produção desse biocombustível foi desenvolvida e patenteada pela Be8, que é a única empresa no mundo a produzi-lo.
Diferentemente do biodiesel, que é misturado ao diesel nos motores, o Bevant abastece diretamente os tanques na mesma proporção que o diesel, podendo substituir completamente o combustível de origem fóssil, na proporção de 1 litro de Bevant para 1 litro de diesel.
Segundo Erasmo Carlos Batistella, dono e presidente da Be8, as emissões do Bevant apenas no cano de escapamento são 99% menores do que as do diesel. Se for considerada toda a análise de ciclo de vida, que considera as emissões desde a produção do combustível, as emissões do Bevant feito de biodiesel de soja são 65% menores do que as de diesel. “Se pegarmos outras matérias-primas [de biodiesel], a diferença de emissões vai ser ainda maior”, disse Batistella.
A primeira indústria da Be8 de produção do Bevant fica em Passo Fundo (RS) e tem capacidade para produção de 120 mil litros por dia. Segundo o empresário, a fábrica é de porte médio e pode ser ampliada. Atualmente, boa parte da produção é vendida em contratos com grandes empresas, como Gerdau, Grupo Abreu e CTR.
Batistella, que está em Belém na COP 30, afirmou que produção na fábrica gaúcha vem crescendo e há aumento de interesse dos clientes e surgimento de novos interessados. Na própria COP, empresas estrangeiras estão procurando a Be8 para prospectar possíveis negócios para levar o Bevant para outros países, contou. “A COP é uma vitrine para mostrarmos o que fazemos bem feito”, defendeu.
Nesta terça-feira (11/11), a Be8 assinou uma carta de intenções com a Investe Piauí, agência de atração de investimentos do governo do Estado, para estabelecer uma “cooperação institucional” para destravar o investimento. O plano é que a segunda fábrica da empresa no Piauí atenda a uma demanda pelo Bevant do Norte e do Nordeste, disse.
A carta de intenções contempla ainda a previsão da ampliação da fábrica de biodiesel da Be8 no Estado, no município de Floriano. A planta tem hoje capacidade para produzir 250 mil litros por dia. Ainda não está definido para quanto irá a capacidade com a ampliação.






