
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), concluiu neste domingo (9) uma romaria a pé que percorreu aproximadamente 118,6 quilômetros, de Fortaleza até o município de Canindé, tradicional destino religioso no estado. A caminhada teve início na última quinta-feira (6) e foi realizada como forma de cumprir uma promessa feita por Jade.
A vice-governadora, que também é secretária da Proteção Social do Ceará, destacou nas redes sociais que a experiência da romaria foi marcada por “reflexão, valorização do silêncio, valorização da amizade e da família”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Muito obrigada meu Deus, obrigada São Francisco, por a gente ter conseguido chegar até aqui. No começo, lá, que eu pensei em desistir, teve uma mensagem que disse: Jade, não fala em desistir. E o primeiro dia, que foi de dor, a gente transformou em fé, em resistência e um corpo mais forte para fazer os três dias finais dias de alegria, mas sobretudo de muita gratidão. Deixei também todas as intenções aqui, que Deus possa abençoar cada família cearense. Obrigada. Viva São Francisco! Viva!”, escreveu ela nas redes.
A romaria até Canindé é uma das tradições religiosas mais consolidadas do Ceará e atrai milhares de devotos todos os anos para prestar homenagem a São Francisco das Chagas, na Basílica que é destino final. A caminhada tem forte importância cultural e econômica para a região, reconhecida oficialmente como manifestação cultural no estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Romarias a Canindé
As romarias a Canindé, no Ceará, são uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Nordeste brasileiro, tendo como destino principal o Santuário de São Francisco das Chagas, considerado o maior santuário franciscano das Américas. A principal romaria acontece anualmente entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, atraindo cerca de um milhão de fiéis vindos de várias regiões do estado e do país.
Os romeiros percorrem cerca de 120 km, em uma caminhada que pode durar mais de quatro dias, partindo de Fortaleza até Canindé, muitas vezes caminhando a pé como um ato de fé, gratidão ou cumprimento de promessas.
Ao chegar em Canindé, os romeiros participam de missas, orações e cerimônias religiosas na Basílica de São Francisco das Chagas, local de grande importância histórica e religiosa, construído entre 1775 e 1796. Além do aspecto religioso, as romarias movimentam a economia local, com comércio intenso durante o período da festa e acolhimento dos peregrinos pela cidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Canindé se consolidou como um centro devocional por conta da presença da Ordem Franciscana desde o século XVII, tornando-se um polo espiritual e cultural de grande relevância para o Ceará e para o Brasil.
Governadora interina
Jade Romero já assumiu o Governo do Ceará em algumas ocasiões, na ausência do governador Elmano de Freitas. A última foi em setembro, quando Elmano viajou para participar da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O governador integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que discursou durante o evento.
Leia também | “Não escondo meu desejo de permanecer na chapa como vice-governadora”, diz Jade Romero sobre 2026






