
A polícia já soma, nesta quinta-feira (6), um total de 41 presos por expulsões de moradores no estado do Ceará – cinco a mais do que o número divulgado no dia anterior. Ocorrências de moradores sendo expulsos das próprias casas nas periferias das cidades vêm se avolumando ao longo das últimas semanas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
As novas capturas foram efetuadas no município de Maranguape. A equipe policial da Delegacia de Polícia Civil da cidade recebeu denúncias sobre ameaças de expulsão e atividades suspeitas em um imóvel do bairro Lajes. Durante a verificação das informações, com a autorização de entrada em uma residência, foram localizadas 55 gramas de cocaína, 7 gramas de maconha e 5 gramas de crack, além de seis celulares e materiais para comercialização das drogas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Foram capturados cinco homens com idades de 20, 21, 24, 25 e 37 anos. O suspeito, de 25 anos, já conta com antecedentes criminais por tráfico de drogas. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Maranguape, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.
As prisões em flagrante dos cinco capturados já foram convertidas em preventiva – o que significa que não foram soltos na audiência de custódia. Todos foram colocados à disposição da Justiça.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outras capturas
Outras 36 prisões por ameaça de expulsão de moradores já foram efetuadas – dessas, 21 prisões foram feitas em flagrante. Já outras 15 pessoas foram capturadas por força de mandados de prisão. Conforme levantamentos policiais, 23 presos já possuem antecedentes por diversos crimes. Além das capturas, 29 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Os dados se referem ao período de agosto a 5 de novembro de 2025.
Os trabalhos são coordenados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e realizados por equipes das Polícias Civil e Militar, com suporte das Coordenadorias de Inteligência (Coin/SSPDS) e Planejamento Operacional (Copol/SSPDS).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Ações de combate
A SSPDS ressalta ainda que o trabalho ininterrupto das Forças de Segurança do Estado já ocasionou a prisão ou apreensão de 1.851 pessoas, em flagrante ou por mandado, por integrar organizações criminosas, entre janeiro e setembro deste ano no Ceará. O número representa um aumento de 86,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 992 capturas. No que diz respeito às capturas por homicídio, foram presas ou apreendidas 2.148 pessoas, um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 1.610 prisões. Somente em setembro deste ano, o número de prisões e apreensões por integrar organização criminosa cresceu 279,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Tiroteio assusta passageiros no metrô de Fortaleza após tentativa de assalto a vigilantes






