A Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), negocia a incorporação da Coopagrícola Cooperativa Agroindustrial, de Ponta Grossa (PR). De acordo com a Capal, as negociações estão no início.
Leia também:
Frísia e Coopagrícola anunciam acordo de cooperação no Paraná
Safra de trigo da Capal em SP se aproxima de 100 mil toneladas

A decisão das cooperativas sobre a incorporação será definida em assembleia de cooperados. Caso seja aprovada, a transação dependerá de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fundada em 1960, a Capal conta com 3,8 mil produtores associados, envolvendo 178 mil hectares de área plantada, distribuídos no Paraná e em São Paulo.

A cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, trigo, cevada e café. A Capal também produz 226 mil toneladas de ração por ano e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano.
No primeiro semestre, a cooperativa atingiu faturamento de R$ 2,85 bilhões. A originação de café somou 528 mil sacas de café até junho. A produção de soja somou 403 mil toneladas, e a produção de leite atingiu 74,4 milhões de litros.

A Coopagrícola foi fundada em 1962 e atua com a comercialização de grãos, insumos e sementes. A área cultivada é de 41,3 mil hectares e a capacidade de armazenagem chega a 94 mil toneladas.

Em julho, a Coopagrícola anunciou um acordo de cooperação estratégica com a Frísia Cooperativa Agroindustrial.