A Tanzânia confirmou a abertura de mercado para 14 produtos brasileiros nesta quinta-feira (6/11), afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, nos bastidores do COP30 Farmers’ Summit, evento realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
Initial plugin text
Foram abertos os mercados para exportações brasileiras de bovinos vivos para reprodução, embriões bovinos in vivo e in vitro, carne e seus produtos de aves, carne, miúdos e seus produtos de bovinos, de ovinos, de caprinos e de suínos, produtos termicamente processados de bovinos, de ovinos, de caprinos, de suínos e de aves, ovos férteis e pintos de um dia.
“É um mercado de bastante potencial pelo tamanho da população, pelas características”, afirmou Rua. Ele disse que é necessária uma aproximação maior do setor privado para conhecer mais o país africano. “É um mercado bastante novo, precisamos conhecer melhor a realidade, mas é seguramente um dos principais mercados no continente africano”, apontou.
Segundo Rua, as aberturas de mercado na Tanzânia fazem parte da estratégia do governo de ampliar a cooperação e o comércio com os países africanos.
Com as recentes autorizações, o Ministério da Agricultura contabiliza 485 aberturas de mercado desde o início de 2023. Apenas em 2025, são 185 novos mercados abertos.