
Pode parecer história de pescador, mas não é! No último domingo (26/10), o empresário e pecuarista Pedro Henrique Fortes Goulart capturou um peixe da espécie jaú, considerada uma das maiores de couro (sem escamas) do Brasil, com 165 centímetros de comprimento e cerca de 100 quilos, nas águas do Rio Ivaí, em Ivailândia (PR).
Leia também
Pescador captura pirarucu ‘gigante’ e tem reação hilária; assista ao vídeo
Agricultor pesca pintado 4 cm menor que ele em Mato Grosso do Sul
O feito foi submetido à análise da BGFA Recordes, entidade que homologa os registros da pesca esportiva brasileira, e deve garantir ao paranaense o título de maior jaú do país.
Empresário pesca maior Jaú do Brasil
Envolvido com a pesca esportiva há cinco anos, Pedro Henrique estava acompanhado da esposa, Maria Eduarda, e de Rodrigo Honda, o Chumbim, guia experiente que o orientou durante 50 minutos até a retirada completa do peixe da água.
“Ele era realmente muito grande. Eu não tinha ideia que viria um jaú, pois estávamos indo atrás de um pintado, mas ele entrou no meio. A briga foi grande. A bateria do celular da minha esposa acabou, estava chovendo na hora e estava frio. Quando a gente achava que ia dar certo, ele ia para o fundo e começava tudo de novo”, conta à Globo Rural.
Após a captura e a medição, a equipe fez a soltura do peixe, prática obrigatória e que deve ser registrada em vídeo para que os recordes sejam homologados pela BGFA.
“Esse foi o maior que já pesquei, sem dúvida. Tenho no meu portfólio de pesca um tucunaré-açú, de 79 centímetros, um dourado, com 92 centímetros. Mas esse era muito maior”.
Após a captura e a medição, a equipe fez a soltura do peixe, prática obrigatória e que deve ser registrada em vídeo
Divulgação/@mikelifestyle.co
Recordes nacionais
Cientificamente, existem duas espécies de jaú catalogadas no Brasil: o zungaro zungaro, chamado popularmente de jaú amazônico e encontrado desde o Rio Araguaia até a região Norte, e o zungaro jahu, distribuído pela Bacia do Rio da Prata. Ambos são conhecidos apenas por jaú.
O peixe capturado pelo pescador do Paraná é zungaro jahu, o qual ainda não possui nenhum recorde nacional homologado pela BGFA. Porém, a entidade confirmou à Globo Rural que nos próximos dias haverá a publicação de um peixe da mesma espécie com a medida de 163 centímetros pescado em Mato Grosso do Sul.
Desta forma, Pedro Henrique irá ultrapassar o recorde em dois centímetros quando a captura em Ivailândia (PR) for homologada, o que deve ocorrer em até 40 dias.
Em relação ao jaú amazônico (zungaro zungaro), o líder do ranking nacional é Gabriel Melazo, que capturou um peixe de 161 centímetros de comprimento no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, em 12 de junho de 2024.






