A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) terá um novo presidente a partir de janeiro de 2026. Depois de quatro anos sob a presidência de Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio Carvalho), a liderança agora passa para o empresário Ingo Plöger, eleito em assembleia realizada nesta segunda (27/10).
Saiba-mais taboola
Engenheiro, com pós-graduação em ciências econômicas e ergonomia, Ingo é presidente do IPDES Desenvolvimento Empresarial e Institucional, integra conselhos de administração de diversas empresas e organizações e atua na Abag desde 2006. Nos últimos quatro anos, ele ocupou a vice-presidência da associação.
Ingo Plöger ressaltou que dará continuidade às ações desenvolvidas nos últimos anos, buscando consolidar ainda mais a atuação da associação, especialmente em dois pilares estratégicos para o agronegócio: biocompetitividade e alianças.
“Queremos um agro cada vez mais competitivo, produtivo, sustentável, inovador e socialmente responsável, capaz de oferecer respostas consistentes aos desafios do Brasil e do mundo em um momento decisivo”, disse o empresário, em nota.
Demais integrantes
Gislaine Balbinot segue como diretora-executiva, Paulo Zappa como gerente de Comunicação, enquanto Giuliano Alves, gerente de Projetos e Sustentabilidade, assume também a diretoria técnica do Instituto de Estudo do Agronegócio (IEAg).
Segundo comunicado divulgado pela Abag, a nova direção trabalha ainda na estruturação de um Conselho Estratégico de Alto Nível, que será presidido por Caio Carvalho e reunirá líderes do agronegócio, diplomatas, técnicos e acadêmicos para contribuir com a orientação estratégica e o fortalecimento institucional da associação.
Diretoria Abag – Gestão 2026-2027

Presidente: Ingo Plöger
Vice-presidentes:

Alfredo Miguel (John Deere)

Deise DallaNora (Yara)

Francila Calica (Bayer)

Francisco Matturro (Rede ILPF)

Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Alto Alegre)

Luiz Lourenço (Cocamar)

Renato Buranello (VBSO)

Diretores:

Alexandre Bernardes (CNH)

Augusto Moraes (Corteva)

Diogo Dragone (Cargill)

Fabiana Cunha Lazzareschi (Inpasa)

Fabiana Salgueiro Perobelli (B3)

• Filipe Teixeira (Syngenta)

Frederico Favacho (Santos Neto)

Germano Vieira (Sonda)

João Comerio (Innovatech)

Jorge Florêncio Ribeiro Neto (Cooxupé)

Marcelo Araujo Ribeiral (Agroceres)

Mathias Schelp (Bosch)

Monika Bergamaschi (ABAG-RP)

Rodrigo Simonato (Tereos)

Valmir Segatto (Credicitrus)