Nesta sexta-feira (24/10), após uma semana de tempo seco no Centro-Sul, a chegada de uma frente fria aumenta as condições para chuva forte no Sul do país, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
Veja como fica a previsão para a sua cidade
Quando começa e como deve ser o verão no Brasil
Ainda assim, o dia começa com calor no Rio Grande do Sul. A condição pré-frontal, que antecede a frente fria, faz os termômetros superarem os 32 °C em Porto Alegre.
Já ao longo da tarde, uma área de baixa pressão favorece instabilidades nas regiões oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul, com expectativa de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e trovoadas.
Em Santa Catarina e Paraná, o predomínio ainda é de tempo firme na maior parte dos Estados, com máximas em torno dos 30°C e umidade baixa. Chove apenas no litoral paranaense e no litoral norte catarinense, com baixa intensidade.
O Sudeste começa com frio e esquenta ao longo do dia. A capital paulista terá mínima de 12 °C em São Paulo e a máxima de 28 °C. A umidade despenca durante a tarde, atingindo níveis abaixo de 20% no interior paulista e em Minas Gerais.
No Centro-Oeste, o calor e tempo seco também predominam, com máxima de 37°C em Cuiabá. Apenas no noroeste de Mato Grosso instabilidades que atuam no Norte podem causar pancadas de chuva.
A atenção no Nordeste continua para o litoral da Bahia, especialmente entre o litoral sul e o recôncavo, onde os acumulados passam de 100 milímetros.
Pelo Norte, os temporais seguem concentrados no Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima, com chuva ganhando força ainda pela manhã. Amapá e Tocantins seguem com alerta para índices críticos de umidade à tarde.