O Brasil fica com dois extremos climáticos nesta quinta-feira (23/10). O Norte e o litoral do Nordeste seguem sob chuvas fortes, enquanto o Centro-Sul fica em atenção para ar seco, com umidade baixa, ainda que as temperaturas sigam mais amenas.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Quando começa o verão e como deve ser a estação no Brasil?
Temporais no Norte e Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas volumosas no Amazonas, Roraima, Rondônia e oeste do Pará. As instabilidades podem vir acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas.
Já no Nordeste, os maiores volumes continuam concentrados no litoral da Bahia, que segue sob alerta laranja para acumulados que podem chegar a 100 milímetros.
No interior nordestino o destaque é para o tempo seco, que volta a se intensificar no Matopiba, com os índices de umidade ficando abaixo de 30%.
Centro-Sul com frio seco
Ao contrário do Norte chuvoso, o Centro-Sul do Brasil continua com manhãs geladas e tardes secas nessa quinta.
Nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, uma massa de ar seco, segundo a Climatempo, garante céu aberto e umidade relativa do ar, entre 20% e 30% no interior de São Paulo, oeste mineiro e em Mato Grosso do Sul e Goiás.
No Sul, ventos fortes que podem chegar a 50 km/h podem causar chuvas pontuais nos litorais do Paraná e de Santa Catarina.