A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulga a abertura de inscrições para o Programa Gratuito de Ensino Digital, que oferece 3.000 vagas em cursos on-line voltados à qualificação profissional.
As inscrições acontecem de 6 de outubro a 6 de novembro de 2025, exclusivamente pela internet. Os cursos são gratuitos e os certificados serão emitidos até 60 dias úteis após a conclusão do curso, e disponibilizados para download diretamente na plataforma onde ocorrerão as aulas. Seguindo o protocolo de segurança definido pela Coordenação Pedagógica do Lead/Dell, não serão emitidas declarações de participação.
As pessoas inscritas receberão, por e-mail cadastrado no momento da inscrição, as instruções para confirmação da matrícula e início das atividades na plataforma DAL. O edital completo pode ser acessado por meio do link.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O programa, segundo a Universidade, tem como objetivo promover inclusão digital e capacitação profissional gratuita para diversos públicos, com prioridade para adultos em busca de qualificação, trabalhadores informais, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcD), estudantes do ensino médio, professores da rede pública e moradores de áreas periféricas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead), do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação da Uece (LDI) e do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
Cursos oferecidos
As formações serão ofertadas on-line, por meio da plataforma Dell Accessible Learning (DAL), com acompanhamento de equipe especializada. Cada participante poderá se inscrever em até dois cursos, escolhendo entre as seguintes áreas:
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Informática
– Informática Prática (50h)
– Introdução a Aplicativos On-line do Google (50h)
– Recursos Básicos do Microsoft Excel (15h)
– Power BI para Educação (10h)
– Inteligência Artificial para Educação I (10h)
– Inteligência Artificial para Educação II: Potencializando Métodos e Ferramentas (10h)
– Inteligência Artificial para Estudos Criativos (10h)
Ciência de Dados
– Introdução à Python (36h)
– Visão Analítica de Dados (25h)
– Visualização de Dados (40h)
Desenvolvimento de Sistemas
– Introdução à Lógica de Programação (70h)
– Desenvolvimento de Sites – HTML e CSS (20h)
– Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software (25h)
Idiomas
– Inglês Básico 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (77h)
– Inglês Básico 2 com Ênfase em Tecnologia da Informação (100h)
– Inglês Básico com Ênfase em Tecnologia da Informação (40h)
– Inglês Intermediário 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (88h)
Desenvolvimento de Pessoas
– Atendimento ao Cliente (88h)
– Comunicação Corporativa (25h)
Suporte Técnico
– Suporte Técnico em Tecnologia da Informação (100h)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Vestibular
Ainda esta semana, a Uece divulgou o gabarito preliminar oficial das provas da primeira fase do Vestibular 2026.1, realizado neste domingo (12). O exame, organizado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), reúne 44.986 candidatos que disputam 2.880 vagas em 86 cursos de licenciatura e bacharelado, nos turnos diurno e noturno.
A prova aplicada tinha 85 questões, sobre Conhecimento Gerais, englobando as disciplinas de Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Geografia e História), Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Química e Matemática) e Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Educação Física e Língua Estrangeira – o candidato escolhe entre Inglês, Espanhol ou Francês). O gabarito oficial pode ser encontrado no link.
Leia também | Caranguejo-uçá de Fortaleza é destacado como fonte rica em minerais, aponta estudo da Uece