
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou três alertas de perigo para tempestades e chuvas intensas nesta terça-feira (14/10). Todos possuem vigência até 10h de quarta-feira (15/10) e podem ser prorrogados.
Leia mais
Veja se vai chover na sua cidade
A previsão é que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O primeiro alerta laranja, localizado na região Sudeste do país, abrange a região metropolitana de Belo Horizonte, além da Zona da Mata Mineira, do Vale do Rio Doce e do Campo das Vertentes; a região central e sul do Espírito Santo, e o noroeste, centro e norte do Rio de Janeiro.
Já o segundo, na região central, indica que as seguintes áreas ficam sob atenção: centro-sul, sudeste, sudoeste, nordeste, norte e pantanais sul de Mato Grosso; centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul; sul, noroeste e centro de Goiás; leste de Rondônia; Triângulo Mineiro e Alto do Parnaíba; e São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Saiba-mais taboola
O terceiro, mais ao norte do Brasil, indica temporais no norte e nordeste de Mato Grosso; sudoeste e sudeste do Pará; leste de Rondônia, além da região de Madeira-Guaporé; e sul e centro do Amazonas.
Por fim, um quarto alerta laranja indica “perigo para baixa umidade” no Nordeste. Regiões do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia seguem com umidade relativa do ar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais, alerta o órgão.