Filhote de gato é resgatado e adotado após ficar preso em tubulação de casa em Fortaleza

Um filhote de gato foi resgatado por agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), após ficar preso em uma tubulação, em Fortaleza, neste domingo (12). O animal, após o resgate, foi adotado pela proprietária da casa onde fica a tubulação.

O resgate ocorreu durante a manhã, por votla das 9h43, segundo o CBMCE, na Rua Major Veríssimo, no bairro Ellery, próximo ao Polo de Lazer da Sargento Hermínio Sampaio.

Segundo informações repassadas pelos moradores, o animal havia ficado preso no tubo que conecta a residência à rua. Em seguida, a equipe do Salvamento 1 do Corpo de Bombeiros foi acionada e iniciou o atendimento no local.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os bombeiros militares utilizaram seis baldes de água para desalojar o animal da tubulação. Após alguns minutos, o gato foi retirado em segurança, sem ferimentos aparentes. O resgate trouxe alívio aos vizinhos, que acompanharam a operação com atenção.

Após o salvamento, o filhote foi adotado pela proprietária da residência, garantindo-lhe um novo lar. A ação contou com a participação do Tenente Vilamar, e dos Soldados: Alencar, Diógenes e Andrade, que demonstraram empenho e sensibilidade durante toda a ocorrência.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que fazer quando um gato está preso na tubulação de casa?

Quando um gato está preso na tubulação de casa, a recomendação principal é buscar ajuda profissional, como o Corpo de Bombeiros, que tem experiência e equipamentos adequados para resgates desse tipo. O resgate pode envolver a quebra de partes do piso ou de paredes, ou ainda cortar cuidadosamente a tubulação para retirar o animal sem feri-lo. É importante agir com calma, tentando não assustar o gato, e garantir sua hidratação e alimentação se ele estiver preso por muito tempo, mas o resgate seguro deve ser feito por profissionais.

Nos casos recentes, como em Angatuba (SP) e Valinhos (SP), os bombeiros realizaram cortes na tubulação e partes da casa para libertar os gatos, que saíram sem ferimentos. O tempo de resgate pode variar de 30 minutos a algumas horas dependendo da complexidade. Se possível, é útil identificar onde exatamente o gato está usando câmeras de inspeção para evitar danos maiores à estrutura da casa.

  • Acione o Corpo de Bombeiros para resgate.

  • Evite tentar puxar o gato sozinho, pois pode causar ferimentos.

  • Mantenha o ambiente calmo e evite barulhos que assustem o animal.

  • Caso espere muito tempo, ofereça água e comida perto da saída do cano para tranquilizá-lo até a ajuda chegar.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Jacarés

Na última semana, os bombeiros do CBMCE resgataram nove jacarés que estavam presos no fundo de um poço, no município de Crateús, interior do estado. A ocorrência se deu na localidade de Cacimba do Meio, zona rural do município. Conforme informou o CBMCE, o poço estava com baixo nível de água e os animais foram percebidos por pessoas da comunidade local, que acionaram os profissionais.

A guarnição da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após solicitação de moradores da região. No local, os bombeiros constataram a presença de uma família de jacarés, incluindo filhotes, que haviam ficado confinados com o esvaziamento do poço.

Leia também | Polícia resgata 45 coelhos mantidos em cativeiro e em condições de maus-tratos em Fortaleza