Um incêndio de grandes proporções atingiu, neste sábado (11/10), um dos silos da Cotribá (Cooperativa Agrícola Mista General Osório), localizado às margens da BR-116, a 5 quilômetros de Arroio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. O silo armazenava cerca de 120 toneladas de soja.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Jaguarão e do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), composto por voluntários de Arroio Grande, atuam no local. Brigadistas da própria cooperativa também participaram do combate ao fogo. Até o momento, não há registro de feridos.
Segundo informações dos bombeiros, uma das possibilidades investigadas é que o incêndio tenha sido provocado por atrito entre os próprios grãos de soja, o que pode causar combustão espontânea. A estrutura do silo foi comprometida, e o teto já cedeu. A abertura da lateral, medida considerada para conter as chamas, não foi possível devido à alta temperatura no local.
Este é o segundo incêndio registrado em silos da mesma unidade da Cotribá em menos de três meses. Em julho, dois silos foram atingidos por um incêndio que levou 60 horas para ser controlado.
A reportagem tentou contato com a Cotribá, mas não obteve retorno até o momento da publicação.