O Centro Administrativo do Cambeba abriu as portas, nesta semana, para uma importante ação de solidariedade. Em alusão às atividades do Mês do Servidor, o local recebeu a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promovendo uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com o Banco do Nordeste.
A iniciativa mobilizou servidores e visitantes, como a coordenadora pedagógica Josi Coelho, que aproveitou a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. “Foi um processo rápido, tranquilo e sem dor. Eu já tinha interesse em doar, e hoje a oportunidade apareceu. O caminhão do Hemoce está aqui no Cambeba, tudo casou perfeitamente. Me motivei e deu tudo certo”, afirmou.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A assistente social do Hemoce, Lia Lima, destacou a importância da ação: “Cada doador representa uma chance a mais de vida. É um gesto simples, rápido e que pode transformar o destino de quem depende de um transplante ou de uma bolsa de sangue.” A profissional reforçou que a doação é segura e que todo o material coletado é testado e destinado aos hospitais da rede pública.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam em boas condições de saúde, bem alimentadas, e apresentem um documento oficial com foto no momento da doação. Já para o cadastro de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos. “Onde tem Hemoce, também tem cadastro de medula. Durante a doação, o voluntário pode informar que deseja se cadastrar como possível doador de medula óssea”, explicou Lia.
A campanha também teve um apelo especial: contribuir na busca por um doador compatível com Vinícius, um menino de 12 anos que enfrenta dois tipos raros de doenças sanguíneas que afetam a medula óssea. A médica trabalhista do BNB, Maria de Jesus, reforçou o impacto coletivo da ação: “Uma pessoa sozinha pode não fazer muito, mas juntas, conseguimos transformar vidas. É um gesto simples, mas que pode fazer grandes coisas.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Exemplo disso é Caetano Neto, assistente administrativo e doador regular, que comemorou ao receber um cartão com três estrelas, marcando sua nona doação. “Meu tipo sanguíneo é O positivo, que é universal. Muitas pessoas podem recebê-lo. Para mim, é uma enorme satisfação saber que estou ajudando alguém a continuar vivendo. É um gesto de amor e solidariedade que levo no coração”, declarou.
A campanha segue como um exemplo de cidadania e compromisso com a vida, promovendo o engajamento dos servidores e contribuindo para manter os estoques de sangue e medula sempre abastecidos.
Leia também | Reconhecimento internacional: ONU escolhe Ceará para sediar o Dia Mundial da Alimentação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<