Estudantes de escolas públicas apresentam soluções inovadoras no Ceará Tech Summit

Estudantes da rede pública estadual estão mostrando que inovação e empreendedorismo também nascem dentro da sala de aula. Durante o Siará Tech Summit, evento que acontece simultaneamente à Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Ceará, jovens de diferentes municípios apresentaram projetos desenvolvidos a partir de problemas reais do dia a dia, com propostas tecnológicas e sustentáveis.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Pedro Ferreira, estudante da Escola de Ensino Profissionalizante Amélia Figueiredo de Lavor, de Iguatu, apresentou junto com seus colegas um prontuário digital voltado à otimização do atendimento nas unidades de saúde. “Nele, a gente vai ter três principais pilares: o prontuário digital, a triagem artificial por inteligência artificial e o botão de emergência, que é no qual, quando o paciente estiver passando por alguma necessidade de emergência, ele será acionado”, explicou o estudante.

Outra proposta inovadora veio de Nova Russas. Pedro Medeiros, da Escola de Ensino Profissionalizante Manoel Abdias Evangelista, desenvolveu com sua equipe uma plataforma de recompensas baseada no engajamento ambiental da sociedade. “O que me levou a desenvolver o projeto foi uma vontade de querer mudar a situação atual. Foi uma vontade de pegar o papel, botar na prática e tentar jogar a ideia para frente para realmente fazer uma diferença”, disse Pedro.

As ideias fazem parte da Arena de Educação Empreendedora, espaço que integra o Siará Tech Summit, onde 90 projetos estão sendo expostos. Eles foram selecionados e passaram por mentoria do SEBRAE, como explica a gerente de Cultura Empreendedora, Mônica Arruda. “São startups ainda numa medida de ação, que é aquela que está bem no início, que está sendo preparada. Realizamos mentorias com esses jovens e a gente aqui expõe suas ideias.”

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os projetos são frutos da Metodologia Despertar, aplicada em mais de 20 mil estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Ceará. O programa incentiva o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, transformando ideias em projetos de vida ou até em futuros negócios. “Esse é um conhecimento que ele leva para a vida toda, independente de qual o projeto de vida desse jovem. O comportamento empreendedor é necessário para todas as esferas hoje no ambiente que nós vivemos de mercado. As competências humanas empreendedoras permanecem sempre e vão ser cada vez mais necessárias”, conclui Mônica.

O Siará Tech Summit segue até esta sexta-feira (10) promovendo conexão entre juventude, inovação e oportunidades, mostrando que com incentivo e apoio, os estudantes cearenses têm muito a contribuir para um futuro mais tecnológico, sustentável e justo.

Leia também | Feira do Empreendedor apresenta sala modelo para inspirar gestores e empresários

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<