Bombeiros resgatam nove jacarés que estavam presos em poço em Crateús, no Ceará

Uma ação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesta quarta-feira (8), nove jacarés que estavam presos no fundo de um poço, no município de Crateús, interior do estado. A ocorrência se deu na localidade de Cacimba do Meio, zona rural do município.

Conforme informou o CBMCE, o poço estava com baixo nível de água e os animais foram percebidos por pessoas da comunidade local, que acionaram os profissionais.

A guarnição da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após solicitação de moradores da região. No local, os bombeiros constataram a presença de uma família de jacarés, incluindo filhotes, que haviam ficado confinados com o esvaziamento do poço.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os animais foram resgatados de forma segura e devolvidos ao seu habitat natural. A operação teve início às 14h06, com término às 17h57, sem registro de feridos ou incidentes.

Acionamento

O CBMCE reforça que, ao se deparar com animais silvestres em situação de risco ou em áreas urbanas, a população do estado do Ceará deve acionar imediatamente o número 193, evitando qualquer tentativa de resgate por conta própria.

O que se deve fazer ao se deparar com jacarés presos em um local de difícil acesso?

A orientação principal é manter distância e evitar qualquer tentativa de capturá-los por conta própria, para garantir a segurança tanto das pessoas quanto dos animais. O passo inicial deve ser imediatamente comunicar órgãos competentes, como a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou centros de controle de zoonoses, que possuem a expertise e equipamentos adequados para realizar o resgate com segurança.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Esses órgãos avaliarão a situação no local e farão o manejo correto dos animais, podendo realizar a captura e realocar os jacarés para áreas apropriadas para sua preservação, sempre obedecendo às normas ambientais vigentes. Tentativas amadoras podem resultar em acidentes graves e são proibidas pela legislação, pois o manejo e transporte de animais silvestres exigem autorização e treinamento específicos. Quando possível, as equipes especializadas planejam o resgate considerando o acesso difícil e o bem-estar dos animais a fim de minimizar o estresse e risco durante a operação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em que locais há jacarés no Brasil?

No Brasil, os jacarés podem ser encontrados em diversas regiões, distribuídos principalmente nas áreas de bacias hidrográficas, ambientes aquáticos e florestas tropicais. A espécie mais emblemática, o jacaré-açu (Melanosuchus niger), habita amplamente a Bacia Amazônica, abrangendo todos os estados da região Norte, além de partes da região Centro-Oeste, como Goiás e Mato Grosso. Sua distribuição é associada aos rios grandes e seus afluentes, incluindo os rios Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Araguaia, Tocantins, Negro, entre outros.

Além do jacaré-açu, outras espécies de jacarés podem ser encontradas em diferentes biomas brasileiros, como o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal, adaptando-se a ambientes variados como rios, lagos, pântanos e áreas alagadas. Em geral, a presença dos jacarés está ligada a corpos d’água doce, onde encontram condições para se alimentar e se reproduzir.