A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reelegeu, nesta terça-feira (7/10), o presidente João Martins para mais um mandato de quatro anos à frente da entidade.
Saiba-mais taboola
A reeleição foi por unanimidade. João Martins obteve o voto das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária em votação que ocorreu na sede da CNA, em Brasília, como informou mais cedo a reportagem.
O novo mandato de João Martins será para o quadriênio de 2026 a 2029.
“Há oito anos, quando me elegi, o cenário era outro. E naquela época fiz uma promessa de fazer uma transformação no meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com algo em torno de 400 mil novos produtores assistidos pela assistência técnica”, disse, em nota. Segundo ele, a meta foi ultrapassada, com a inclusão de quase 480 mil pequenos produtores assistidos pela assistência técnica da instituição.
“Foi uma revolução que conseguimos implementar”, apontou Martins.
O dirigente instigou a nova diretoria da CNA a promover “renovação com mudanças que serão feitas com clareza de propósito”.
Um “sonho” de Martins à frente da entidade nos próximos quatro anos é implementar centros de treinamento e capacitação em todo o país. O modelo já foi aplicado na Bahia, onde ele foi presidente da federação estadual entre 2000 e 2018.
“Temos de estar unidos e preparados para o futuro”, afirmou João Martins, na nota divulgada pela assessoria da CNA.
No comando da CNA desde 2015, quando assumiu a vaga de Kátia Abreu, que renunciou para evitar um processo de destituição, João Martins é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A.
É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os cargos que ocupou, foi o fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (Abac).
Também foi diretor e 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e presidiu a Faeb de 2000 a 2018. Nesse período, acumulou os cargos de presidente do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar- BA) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.
Conselho
O processo eletivo realizado na sede da Confederação foi conduzido por uma Comissão Eleitoral. A superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, foi a presidente da Comissão, composta também pelo advogado da União Maximiliano Ferreira Temer e pelo vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
Também foram eleitos os vice-presidentes que vão compor a diretoria-executiva da CNA e os integrantes do Conselho Fiscal para o período 2026-2029.
Veja como ficou a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal (Quadriênio 2026-2029)

Diretoria Executiva

Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)

1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)

2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)

1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)

2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)

1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)

2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)

Conselho Fiscal

Efetivos

Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)

Paulo Carneiro (TO)

Hélio Dias de Souza (RO)

Suplentes

Raimundo Coelho de Souza (MA)

Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)

José Álvares Vieira (RN)