A VLI, companhia de soluções logísticas, concluiu, na última semana, seu primeiro embarque de milho para a China via Espírito Santo, utilizando o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão.
Initial plugin text
A movimentação de 75,5 mil toneladas foi oriunda do Terminal Integrador de Araguari, parte do sistema integrado da VLI em Minas Gerais, que começou a operar em fevereiro. O terminal conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba.
Para obter a habilitação, o TPD passou por processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa), que inclui monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados. A adequação também exigiu a capacitação de colaboradores para garantir a total conformidade com os padrões chineses.
Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de diversas cargas, como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.