
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de “grande perigo para baixa umidade” na região central do Brasil. O aviso indica umidade relativa do ar abaixo de 12%, nível considerado “de emergência” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia mais
Veja se vai chover ou não na sua cidade
Segundo o Inmet, as condições de extrema secura indicam grande risco de incêndios florestais e à saúde da população. O alerta tem vigência até 18h desta sexta-feira (3/10), com possibilidade de prorrogação, no Distrito Federal; centro, leste, sul, norte e noroeste de Goiás; norte e noroeste de Minas Gerais; oriental e ocidental do Tocantins; extremo oeste da Bahia e no Vale do São Francisco.
De acordo com a Climatempo, além do tempo seco, o calor é destaque no Centro-Oeste e as máximas podem alcançar os 40°C em Cuiabá neste fim de semana.
Uma área maior do Brasil está sob aviso de “perigo” também para baixa umidade com vigência até 19h desta sexta-feira. O alerta laranja do Inmet indica umidade relativa do ar entre 12% e 20% em áreas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. O órgão não descarta incêndios nessas áreas.
Alerta laranja do Inmet
Inmet