A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um requerimento da deputada federal Coronel Fernanda, do PL de Mato Grosso, para convocar a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta em defesa da Moratória da Soja.
Leia também
Cade mantém Moratória da Soja válida até 31 de dezembro
Moratória da Soja segue indefinida enquanto lados opostos comemoram decisão do Cade
Moratória da Soja tira renda e competitividade do agricultor, aponta relatório

Segundo a parlamentar, há “indícios de possível desvio de finalidade administrativa” do Ministério do Meio Ambiente em seu posicionamento público contra a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de suspender a Moratória.
“Um Ministério que deveria estar atendendo ao nosso país está cuidando de interesses privados, por isso a ministra precisa estar aqui. Nosso agro está sendo prejudicado e a pasta não está contribuindo em nada. Ferrovia não sai, rodovia não sai, mas acordos privados ela luta para que aconteçam”, argumenta a deputada em nota.
Na terça-feira, o Cade decidiu manter a Moratória da Soja vigente até o final deste ano. Segundo fontes do setor, a entrada do governo federal no debate foi decisiva para a decisão. A expectativa é de que seja construído um entendimento em torno do tema até o fim do ano.