Areninhas passarão a ter uso preferencial por idosos em Fortaleza; entenda

As Areninhas da cidade de Fortaleza vão passar a ter uso preferencial por idosos, a partir de portaria a ser assinada nesta quarta-feira (1º). A medida é adotada para marcar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro.

Conforme previsto, a portaria vai autorizar o uso preferencial no período das 6h às 8h da manhã. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o objetivo é promover “inclusão social, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

A oficialização ocorre em solenidade na tarde desta quarta-feira, na Cidade da Criança, no Centro da capital cearense, com presença do prefeito Evandro Leitão, da vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, e da primeira-dama do município, Cristiane Leitão. Na ocasião, será lançado o Programa Fortaleza para Todas as Idades, que integra as medidas do Plano Fortaleza Inclusiva.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A Cidade da Criança receberá a primeira sessão de atividades físicas para pessoas idosas, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, com aulas de alongamento, ginástica e orientações de saúde.

SERVIÇO
Assinatura da portaria que autoriza o uso preferencial das Areninhas de Fortaleza para pessoas idosas
Data: 1º/10 (quarta-feira)
Horário: a partir das 16h
Local: Cidade da Criança (Av. Visconde do Rio Branco, 922 – Centro)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ginásio Paulo Sarasate

Ainda esta semana, o Ginásio Paulo Sarasate, em comemoração aos seus 54 anos, recebeu uma programação especial voltada ao público idoso. Na segunda-feira (29), foi realizado um aulão de ritmos, além de palestras sobre “Setembro Prata” e “Envelhecimento Ativo e Saudável”. As medidas integraram o calendário do Setembro Prata, que busca combater a violência contra idosos e conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar a integridade das pessoas idosas.

Qual a importância da prática de atividades físicas na terceira idade?

A prática de atividades físicas na terceira idade é fundamental para a manutenção da saúde, qualidade de vida e bem-estar dos idosos. Ela contribui para a melhoria da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e ósseo, controle de doenças crônicas, melhora da saúde mental e emocional, além de promover a socialização e aumentar a autonomia.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Atividades físicas regulares ajudam a fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e a capacidade respiratória, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares como hipertensão. Também previnem a perda de massa muscular e óssea, comuns na velhice, contribuindo para a redução do risco de osteoporose e quedas. Além disso, exercitar-se auxilia no controle do peso e no manejo de doenças como diabetes e artrite.

Exercícios físicos na terceira idade melhoram a saúde cognitiva, ajudam a reduzir dores crônicas, melhoram o sono, o humor e contribuem para a prevenção de sintomas depressivos. A prática regular também promove a sensação de motivação, satisfação e qualidade de vida, além de retardar o processo de envelhecimento.

Exercícios indicados para a terceira idade incluem caminhada, hidroginástica, natação, alongamentos, pilates, musculação leve e dança. É importante que as atividades sejam orientadas por profissionais especializados, respeitando as limitações e necessidades individuais para garantir a segurança e eficácia.

Leia também | Ceará realiza convocação de mais 312 profissionais para reforçar a saúde pública