O início de outubro será marcado por uma onda de calor que afetará áreas de todas as regiões brasileiras nesta quarta-feira (1/10). As temperaturas máximas vão para a casa dos 40 °C e o tempo ficará seco em boa parte do país, alerta a MetSul Meteorologia.
Leia também
Veja a previsão para sua cidade
Cinco Estados em emergência: baixa umidade do ar eleva risco de queimadas
Ainda assim, a circulação de ventos marítimos causa chuvas no Sul do país que também se espalham para algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste. As precipitações ganham mais força entre Santa Catarina e o Paraná. O calor, no entanto, já fica presente, com máxima de 29 °C em Curitiba, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, as chuvas ficam restritas às faixas litorâneas de São Paulo. Mais ao norte de São Paulo e em Minas Gerais, as temperaturas já se aproximam dos 40 °C e a umidade fica em níveis de atenção durante as horas mais quentes do dia, podendo permanecer abaixo dos 12% nas horas mais quentes do dia.
Na região Centro-Oeste, chove no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, ainda que de forma irregular e localizada. Nas demais áreas, a condição é de tempo firme, com muito sol e calor. Em Cuiabá, os termômetros devem chegar a 39 °C.
O Nordeste terá chuvas continuam restritas entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. No interior, o padrão continua sendo de tempo firme, com alerta para umidade baixa e risco para queimadas.
Já no Norte, as instabilidades ficam espalhadas entre Amazonas e Roraima, com intensidade e de forma isolada no Acre, em Rondônia e em alguns pontos do oeste do Pará. Amapá e Tocantins terão bastante calor, com máxima de 40 °C em Palmas.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli