
Um incêndio em vegetação que começou na manhã deste domingo (28) na localidade de Quinderé, em Aracati, litoral leste do Ceará, se espalhou devido à força do vento, obrigando a retirada de moradores de suas casas. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atua no combate às chamas desde as 9h.
A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, informou que vans foram mobilizadas para transportar os moradores para abrigos montados em escolas. Equipes da Saúde da prefeitura também foram deslocadas para atender a população acamada.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo a prefeita, mais de 20 voluntários e bombeiros civis, junto à Defesa Civil municipal, dão suporte à operação. Carros-pipa e aeronaves integram a força-tarefa para auxiliar no combate às chamas. Roberta fez um apelo à população para não realizar queimadas, ressaltando que os ventos intensificaram a propagação da fumaça.
Ciopaer entra na operação
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes das Forças de Segurança do Ceará foram acionadas para atuar na região. Além do CBMCE em solo, a operação conta com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e profissionais em caminhões-tanque, dando apoio logístico e reforçando o combate aos focos ativos.
As guarnições do CBMCE utilizam técnicas de combate direto e monitoramento para controlar as chamas e proteger áreas adjacentes, evitando a propagação do incêndio.
Incêndios nessa época do ano se tornam mais frequentes
Os incêndios em vegetação se tornam mais frequentes durante o final do ano, especialmente entre os meses de setembro e dezembro. Esse aumento ocorre principalmente devido ao clima seco e à baixa umidade relativa do ar, características típicas do período da estação seca na região. As altas temperaturas intensificam a desidratação da vegetação, deixando-a extremamente inflamável.
Além das condições naturais, a ação humana também contribui para a propagação dos incêndios. Práticas como queimadas para limpeza de terrenos e manejo agrícola, muitas vezes descontroladas, podem provocar focos de incêndio que se espalham rapidamente. A combinação do clima adverso e essas atividades potencializa o risco de queimadas, causando prejuízos ao meio ambiente e à segurança da população.
Por isso, é fundamental aumentar a fiscalização e promover campanhas de conscientização no período, buscando prevenir os incêndios e proteger os ecossistemas do Ceará.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Criminosos invadem residência, rendem família e roubam veículo em lava jato no José Walter; carro já foi recuperado





