Seduc nega ter sido alertada por ONG sobre possibilidade de ataque a escola em Sobral/CE

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) divulgou nota negando que tenha sido alertada sobre a possibilidade de um ataque a tiros na Escola Estadual Luis Felipe, em Sobral. Circulou, após o tiroteio, a informação de que a ONG Visão Mundial havia avisado sobre o risco, o que é negado pela pasta.

“O documento enviado pela entidade, na verdade, tratava sobre outro estudante, que não esteve envolvido nesse episódio de violência. São situações diferentes”, explica a Secretaria. “Sobre o estudante mencionado no ofício, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) da área tem tratado da referida solicitação, seguindo os trâmites necessários”, continua.

Em seu próprio pronunciamento, a ONG escreveu que o caso foi “uma tragédia anunciada” e que “ninguém pode dizer que não sabia”. “A Visão Mundial existe para impedir que histórias como essa se repitam. Estamos onde o perigo é maior, ouvindo as crianças, mapeando riscos, denunciando ameaças. Porque cada criança tem o direito de crescer sem medo de chegar viva ao amanhã”, escreveu a organização.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O alerta divulgado pela ONG dizia respeito a um aluno da mesma instituição, envolvido em conflitos envolvendo a atividade de facções criminosas – ainda que não seja um dos envolvidos no episódio registrado nesta quinta-feira (25).

Confira na íntegra a nota divulgada pela Seduc sobre o tema:

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informa que, sobre suposto alerta enviado por uma ONG a respeito do caso de violência ocorrido em escola de Sobral, o documento enviado pela entidade, na verdade, tratava sobre outro estudante, que não esteve envolvido nesse episódio de violência. São situações diferentes.

Sobre o estudante mencionado no ofício, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) da área tem tratado da referida solicitação, seguindo os trâmites necessários.

A proteção e o bem-estar dos nossos estudantes são prioridades permanentes da rede pública estadual de ensino. Seguimos atuando em parceria com as famílias, comunidades escolares e demais órgãos competentes para assegurar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

O ataque

Na véspera, um ataque a tiros foi registrado em uma escola de Sobral, no interior do Ceará, deixando dois alunos mortos, além de três baleados. A Escola Estadual Luis Felipe, local onde ocorreu o ataque a tiros, fica a apenas cerca de 300 metros da Prefeitura de Sobral.

Vídeos que circulam nas redes mostram a movimentação no pátio da instituição de ensino, após os disparos de arma de fogo, com corpos dos alunos sobre o chão e estudantes correndo.

Conforme informado, dois criminosos em uma moto se aproximaram das grades do pátio e fizeram vários disparos contra os alunos – Testemunhas informam que foram ouvidos ao menos 20 tiros. Os feridos foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Estudantes recebem alta

Dois dos três adolescentes feridos no ataque a tiros receberam alta no mesmo dia. O terceiro estudante permanece internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sob cuidados da equipe multiprofissional. Os feridos têm entre 17 e 18 anos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Estudantes correram assim que ouviram os disparos de arma de fogo, e o momento de tensão na escola foi registrado em vídeo. Alguns adolescentes chegaram a ver os corpos das duas vítimas fatais, Luis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos, no chão.

A escola

O Colégio Estadual Luiz Felipe é reconhecido nacionalmente pelo engajamento acadêmico e cultural e possui projetos premiados, como o “Espaço Delas”, voltado à formação de meninas cientistas. A instituição também se destaca em Linguagens e Códigos e Geografia, com alunos medalhistas em competições nacionais e estaduais.

Pronunciamentos

O prefeito Oscar Rodrigues informou que a Guarda Municipal, ambulâncias e transporte escolar foram acionados para atender a comunidade. O governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, se manifestaram sobre o episódio, classificando-o como “gravíssimo e intolerável”. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) comunicou a suspensão das aulas nesta sexta-feira (26) e informou que os estudantes terão suporte de profissionais de Psicologia no retorno às atividades.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Já o governador Elmano de Freitas anunciou a instalação de um gabinete extraordinário em Sobral. A medida tem como objetivo coordenar ações emergenciais de segurança, apoio às famílias e investigação do caso, e permanecerá ativa até que a situação esteja completamente normalizada na cidade.

O anúncio foi feito por Elmano durante um pronunciamento oficial na Delegacia Regional de Sobral, onde o governador se reuniu com autoridades da área de segurança pública. Ele ainda expressou solidariedade às famílias das vítimas e enfatizou o compromisso do governo estadual em oferecer o suporte necessário neste momento de comoção e luto. “É um dia de profunda dor para todos nós. Nosso compromisso é com a justiça, o acolhimento e a segurança da nossa população”, declarou.

Leia também | Escola palco de tiroteio em Sobral já recebeu prêmio por projeto científico