
Para alguns, um artigo de luxo. Para outros, uma ferramenta de negócios. Pensando em otimizar o tempo de deslocamento dos produtores rurais entre as fazendas, a Líder Aviação decidiu começar a operar com uma aeronave executiva posicionada no Centro-Oeste. A base escolhida para o jato que está disponível para locação é o Aeródromo Condomínio Liberty (SNLL), em Goianápolis (GO).
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A expectativa é aumentar em 20% o número de horas voadas mensalmente pela companhia a partir dessa nova estratégia e atender clientes que atuam em regiões com forte dinamismo econômico e baixa oferta de voos comerciais.
“A iniciativa amplia a presença da empresa no Centro-Oeste e tem como objetivo tornar o serviço de fretamento mais ágil e competitivo para atender demandas recorrentes de setores estratégicos, como o agronegócio”, diz Juliana Figueiredo, diretora de fretamento e gerenciamento de aeronaves da Líder, que é a maior empresa de aviação executiva da América Latina.
À Globo Rural, ela conta que os clientes da região central do país já eram atendidos com a oferta de aeronaves do Sudeste, mas ter um jato posicionado em Goiás permite estar mais próximo deste cliente e atender a demanda com maior agilidade.
Em geral, o empresário do agronegócio começa utilizando os aviões executivos no formato de fretamento, mas, com o tempo, isso pode se transformar em uma aquisição.
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“Inicialmente, tem um pouco do conceito de achar que ter avião é um luxo e não uma ferramenta que facilita o fechamento de negócios. E quando esse cliente começa a voar, ele pensa na compra da aeronave”, explica Figueiredo.
Segundo a diretora, atualmente, os jatos do Centro-Oeste representam 27% das aeronaves do Brasil, perdendo só para o Sudeste, se considerado o mercado da aviação como um todo.
Aumento da demanda
A quantidade de pistas sendo construídas na região central, que tem relação direta com o agronegócio, também é crescente, o que indica aumento de demanda a longo prazo.
“A gente continua estudando novas oportunidades, o Centro-Oeste é bem extenso”, diz Figueiredo. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são potenciais Estados que estão no radar.
“Já temos alguns estudos e provavelmente em breve a gente vai soltar novidades, ainda no Centro-Oeste. Esperamos anunciar ainda em 2025 ou no início de 2026”, acrescenta.
Resultados
A Líder Aviação teve um faturamento de R$ 1,2 bilhão em 2024 e espera alcançar R$ 1,4 bilhão em 2025. Se confirmado, o avanço será de 22%.
No fretamento, a frota da companhia possui 14 aeronaves e 1 helicóptero no mercado nacional. Para comercialização, a Líder é representante exclusiva da Honda Aircraft Company no Brasil, além de fazer compra e venda de aeronaves seminovas.






