
A Prefeitura de Fortaleza participou, neste sábado (20/9), do “Dia C de Cirurgias”, um grande mutirão que reuniu profissionais de saúde em 17 hospitais da Capital. Ao todo, foram realizados mais de 450 procedimentos cirúrgicos eletivos em um único dia, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Governo do Estado e o Governo Federal.
Autoridades acompanharam o início dos trabalhos
Pela manhã, o prefeito Evandro Leitão recebeu o governador Elmano de Freitas, o secretário da Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, além das secretárias de saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, e do Ceará, Tânia Mara Coelho, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A unidade teve 75 procedimentos agendados para o “Dia C” e foi uma das referências do mutirão.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Dia C de Cirurgia
O objetivo da iniciativa foi reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. Entre os procedimentos contemplados estiveram cirurgias nas áreas de traumatologia, clínica geral, ginecologia, urologia, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e dermatologia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pacientes regulados e atendidos com segurança
Todos os pacientes beneficiados estavam cadastrados na Central de Regulação Municipal, responsável por organizar as filas de consultas, exames e cirurgias. O critério de seleção levou em conta a ordem cronológica de inscrição, a disponibilidade de vagas e a classificação de risco de cada paciente.
Antes do mutirão, os contemplados passaram por consultas pré-cirúrgicas e exames preparatórios, garantindo a segurança necessária para a realização dos procedimentos.
Leia também | Protestos contra anistia e PEC da Blindagem acontecem neste domingo em todo Brasil; veja cidades e horários





