Incêndio de grandes proporções atinge vegetação em Aracati e mobiliza Corpo de Bombeiros

Na tarde desta sexta-feira (19), um incêndio de grandes proporções atingiu a região sul do município de Aracati, no litoral leste do Ceará. Moradores da comunidade da Copan, onde o fogo teve início, registraram as chamas nas redes sociais e relataram a presença de forte fuligem que se espalhou por áreas próximas. O fogo gerou preocupação ao se aproximar da área urbana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o incêndio começou por volta das 13h30 nas proximidades de uma fábrica de ração animal, na localidade de Tábua Lascada. A ocorrência foi registrada via Ciops, e equipes foram enviadas imediatamente para conter as chamas. A operação durou até as 15h56, quando o fogo foi controlado com sucesso. Felizmente, não houve registro de vítimas.

As equipes utilizaram viaturas de combate a incêndio e técnicas de resfriamento para impedir o avanço das chamas, especialmente nas áreas de difícil acesso. Mesmo após o controle do incêndio, as guarnições permaneceram no local em monitoramento para evitar o surgimento de novos focos, dada a gravidade da situação e a proximidade com áreas residenciais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A prefeita de Aracati, Roberta Bismarck, se pronunciou sobre o ocorrido e alertou a população sobre os riscos e consequências das queimadas. Ela afirmou que a prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, está monitorando a situação e atuando com rigor para punir crimes ambientais. “Queimadas são crime e colocam em risco a saúde da população”, declarou.

A gestora reforçou que atos como esse serão investigados e responsabilizados conforme a lei. A população pode denunciar práticas ilegais de forma anônima por meio do número 181. Além disso, estão disponíveis os contatos do Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Defesa Civil (153) para situações de emergência e denúncias.

Leia também | Sefaz identifica 68 novas empresas de fachada e R$ 1,4 bilhão em notas fiscais falsas no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<