A Prefeitura de Fortaleza iniciou a instalação de painéis artísticos e temáticos em túneis da cidade. O projeto-piloto busca reduzir custos de manutenção provocados por pichações e danos estruturais, além de valorizar a estética urbana.

As obras já estão em andamento no Túnel Juraci Vieira de Magalhães, localizado no cruzamento da Av. Padre Antônio Tomás com a Av. Almirante Henrique Sabóia, e devem contemplar outros quatro túneis da capital. Os painéis são feitos com placas esmaltadas, de fácil limpeza e maior durabilidade em comparação ao revestimento tradicional, antes realizado com placas cimentícias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<  

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, André Daher, a substituição se tornou necessária diante do desgaste do material antigo, frequentemente danificado por abalroamentos. “Quando chegamos à gestão, encontramos vários túneis com placas arrancadas e espaços sendo usados até para esconder objetos furtados e drogas. Isso nos incomodava muito e buscamos uma solução mais eficiente”, afirmou.

O projeto conta com a parceria da Cerbras, empresa de porcelanatos e cerâmicas, que doou todo o material utilizado. No Túnel Juraci Magalhães/Antônio Tomás, por exemplo, serão instalados 1.300 m² de painéis, o maior mosaico já produzido pela empresa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além de facilitar a manutenção, a iniciativa pretende reforçar a identidade da cidade por meio de artes inspiradas na cultura e na natureza de Fortaleza.

Túneis contemplados nesta etapa do projeto:

  • Juraci Vieira de Magalhães (Av. Padre Antônio Tomás x Av. Almirante Henrique Sabóia);
  • Wellington Landim (Av. Padre Antônio Tomás x Av. Engenheiro Santana Júnior);
  • Wagner Barreira (Av. Via Expressa);
  • Demócrito Dummar (Av. Alberto Craveiro, acesso ao Castelão);
  • Mondubim (Av. Wenefrido Melo).

Leia também | Assembleia Legislativa analisa projeto de lei que cria auxílio para órfãos da Covid-19 no Ceará