
Pelo segundo dia consecutivo, moradores de Fortaleza foram surpreendidos por uma intensa queima de fogos de artifício durante a noite desta terça-feira, 16. Assim como ocorrido na véspera, vídeos publicados nas redes sociais mostram os clarões e estampidos se espalhando por diversos bairros da Capital. A suspeita é de que os episódios estejam ligados à guerra entre facções criminosas que disputam o controle de territórios e atividades ilegais na cidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Polícia Militar divulgou imagens de novas prisões de criminosos envolvidos na soltura de fogos nesta terça-feira (16) e informou que apreendeu também novos artefatos que estavam em posse dos bandidos. A Secretaria da Segurança Pública informou que 19 pessoas foram presas por envolvimento com as ações criminosas. As queimas de fogos, segundo as investigações, seriam uma espécie de “marcação de território” entre os grupos rivais, o que tem causado apreensão e medo entre os moradores.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Prisões e combate às facções
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entre janeiro e agosto de 2025, o Estado contabiliza 1.418 prisões e apreensões de suspeitos de envolvimento com o crime organizado. O número representa um aumento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo a intensificação das ações policiais diante do avanço do Comando Vermelho sobre áreas antes dominadas pela facção Guardiões do Estado (GDE).
A disputa por territórios estratégicos, como os bairros Vicente Pinzón e Lagamar — próximos a regiões portuárias e de grande circulação —, tem motivado confrontos violentos e exigido resposta constante das forças de segurança. A SSPDS reforça que operações seguem em andamento e que a colaboração da população é essencial.
Como denunciar
A SSPDS reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, pelo WhatsApp (85) 3101-0181 (mensagens de texto, áudio, vídeo ou foto), ou pela plataforma “e-denúncia”, no site disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
Leia também | Após queima de fogos promovida por criminosos, SSPDS confirma diversas prisões em Fortaleza






