
Nesta terça-feira (15/9), o deslocamento de um cavado meteorológico mantém pancadas de chuva no leste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Já o restante do Sul fica com o tempo estável, ainda que as temperaturas continuem amenas: as máximas não devem passar de 24ºC em toda a região, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
Veja previsão
Provável retorno do La Niña preocupa produtores no Sul
No Sudeste, a umidade vinda do Sul gera áreas de instabilidade sobre boa parte de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Ao longo da tarde, as chuvas podem chegar inclusive ao interior paulista, com exceção do extremo norte.
Boa parte de São Paulo fica em alerta para chuvas nesta terça
Inmet
A chuva também volta a partes do Centro-Oeste. A semana segue marcada pelo maior trânsito de umidade na atmosfera local, que deve promover a formação de núcleos de chuva isolados entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Já na metade norte de Goiás e no Distrito Federal, o ar continua seco.
No Nordeste, a circulação de ventos de origem oceânica deve promover chuvas mais fortes entre o litoral de Sergipe e de Alagoas. Já o interior nordestino segue com predomínio de tempo aberto, sol e ar seco ganhando força no decorrer da tarde.
No Norte, as chuvas seguem sobre o Amazonas, Acre e Rondônia, ainda bastante associadas à circulação de umidade sobre a atmosfera local e o calor presente. Nessas áreas, as pancadas podem vir com forte intensidade.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli