Mesmo com a Moratória da Soja suspensa, as tradings seguem com o objetivo de rastrear o grão. Nesta segunda-feira (15/9), a Bunge divulgou ter assinado um memorando de entendimento com a Bangkok Produce Merchandising Public, subsidiária da Charoen Pokphand Group (CP Group), para viabilizar o rastreamento de soja.
Initial plugin text
Após testarem com sucesso uma plataforma blockchain para rastreabilidade do grão sustentável, as empresas adotarão a inovação em todos os volumes de soja e farelo de originados pela Bunge no Brasil e fornecidos à Bangkok Produce Merchandising (BKP) e à Charoen Pokphand Foods (CPF). As empresas atuam na produção de alimentos e ração animal na Tailândia e outros países do sudeste asiático.
Bunge e Bangkok afirmaram estarem comprometidas em continuar a desenvolver soluções inovadoras para ampliar a visibilidade e a transparência das cadeias de commodities agrícolas sustentáveis, além de colaborarem em projetos de baixo carbono.
“Desde 2023, a Bunge e a CP vêm se debruçando em estudos de viabilidade técnica, operacional e comercial para cadeias de suprimentos sustentáveis e digitalmente integradas. No ano passado, a parceria possibilitou validar a tecnologia blockchain para rastreabilidade em um piloto envolvendo embarque de 375 mil toneladas de farelo de soja. Com o acordo atual, a solução passará a ser adotada em larga escala”, afirmam as empresas, em nota.
A tecnologia promete rastrear o grão desde a origem na fazenda, passando pelo processamento e transporte, até o destino final.
A expansão da parceria entre as empresas também contemplará um acordo comercial abrangente, cujos detalhes não foram divulgados. “A originação de produtos no âmbito da parceria seguirá os protocolos de verificação socioambiental para fornecedores tanto da Bunge quanto da CP Group. As duas empresas estão comprometidas com cadeias de suprimentos livres de desmatamento em 2025”, diz o texto.
A plataforma blockchain foi desenvolvida pela Bunge em parceria com a Justoken, uma empresa do portfólio da Bunge Ventures especializada em infraestrutura blockchain.