
Em um acidente de trânsito, é importante manter a calma e saber o que fazer após a colisão – tanto para socorrer os feridos, em um primeiro momento, quanto para lidar com os danos materiais, em seguida. Confira a seguir o que o motorista deve lembrar ao viver um acidente de carro.
Para cobrar ressarcimento por danos causados, é fundamental que as vítimas reúnam documentação, incluindo fotos do acidente, dados do condutor responsável e boletim de ocorrência, acionando a perícia em caso de dúvidas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O gerente de fiscalização e operação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), André Luis Barcelos, destaca a importância da tolerância e do diálogo entre os condutores: “esses sinistros são situações acidentais, podem acontecer com qualquer pessoa, a qualquer tempo. Então é ter tolerância, é tentar resolver na conversa. Porque que, quando o conflito ocorre, aí fica mais difícil de resolver a situação.”
Em casos de acidentes que envolvam apenas danos materiais, a AMC orienta o registro do ocorrido pelo aplicativo disponibilizado pela Autarquia. Barcelos explica que, mesmo sem o aplicativo instalado, o motorista deve tirar uma foto panorâmica de longe, para registrar tudo o que pode ser visualizado no cenário do acidente.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Depois você vai tirar a foto dos danos, e você pode fazer o Bateu posteriormente. O Bateu é um boletim de ocorrência, e você preenche lá o Bateu, ele vem para a AMC, ele vai ser encaminhado para a AMC, a AMC valida e você pode ver aí no Juizado de Pequenas Causas, caso não aconteça ali um acordo na hora, naquele momento”, expçica.
O alerta, para além disso, é de que os condutores priorizem o respeito e a prudência no trânsito, evitando episódios de violência e agilizando a resolução dos conflitos de forma segura.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Saiba o que fazer após um acidente de trânsito:
Mantenha a calma e verifique a segurança de todos os envolvidos no acidente.
Sinalize o local para evitar novos acidentes e, se necessário, chame serviços de emergência.
Reúna evidências do acidente, como fotos dos veículos, da via e dos danos causados.
Em casos de danos materiais, utilize o aplicativo da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para registrar o acidente.
- Registre um boletim de ocorrência na delegacia ou pela internet para formalizar o sinistro.
Solicite perícia técnica em caso de dúvidas sobre a responsabilidade ou detalhes do acidente.
Procure orientação jurídica em casos de danos pessoais ou disputas judiciais.
Priorize o respeito, a tolerância e o diálogo para evitar conflitos e facilitar a resolução do acidente.
Leia também | Motociclistas ficam feridos após acidente entre duas motos em Fortaleza; um dos condutores avançou o sinal vermelho






