
As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para o cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM), já estão abertas. São ofertadas 50 vagas para ingresso imediato e 80 vagas para cadastro de reserva.
As inscrições estarão abertas de 15 a 29 de setembro deste ano, exclusivamente pela página do concurso no site do Instituto Consulpam: www.consulpam.com.br. O edital também está disponível no site oficial do Corpo de Bombeiros: www.bombeiros.ce.gov.br.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Saiba o que o candidato deve fazer para se inscrever para o cargo de 2º Tenente no concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará
Para se inscrever, o candidato deve:
- Ter idade de até 29 anos, 11 meses e 29 dias.
Para ingressar no Corpo de Bombeiros, o candidato precisa:
- Possuir nível superior completo;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”;
- Ter no mínimo 1,62m de altura (no caso de candidatos do sexo masculino) ou no mínimo 1,57m (no caso de candidatas do sexo feminino);
- Estar apto física e mentalmente para exercer o cargo.
O exame físico conta com um teste de natação de 100 metros, além de outras provas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Essa é mais uma ação para ampliar o nosso efetivo, garantir mais proteção, salvar vidas e estar ainda mais perto da população em situações de emergência”, afirmou o governador Elmano de Freitas, na ocasião em que anunciou o certame.
O concurso integra um conjunto de seleções em andamento para as Forças de Segurança do Estado, que oferecem mil vagas para soldado da Polícia Militar do Ceará, 500 para oficial investigador e 100 para delegado da Polícia Civil, além de 450 vagas para soldado do CBMCE. De 2023 até agora, mais de 3 mil novos agentes já foram nomeados.
Soldado
Também é realizado concurso para Soldado do Corpo de Bombeiros, com 450 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva, prevendo salário inicial de R$ 5.893,30. Das 450 vagas, 360 são destinadas à ampla concorrência e 90 para candidatos negros. O cadastro de reserva terá 900 vagas, sendo 80% para ampla concorrência e 20% para pessoas pretas e pardas. A concorrência entre homens e mulheres ocorre em igualdade de condições, com 15% das vagas reservadas para candidatas do sexo feminino.
Leia também | Governo do Ceará convoca mais 103 aprovados no último concurso para reforçar a Perícia Forense






