
A semana começa com chuva no Sul e no Norte do país, enquanto a região central segue sob alerta de baixa umidade por conta da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Isso tem mantido o tempo estável, com céu claro a parcialmente nublado, ausência de chuvas e forte insolação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima é de 40º em Cuiabá e de 38ºC em Goiânia.
No Mato Grosso do Sul, o , o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), órgão ligado a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Semadesc), destaca que alguns municípios não recebem chuva significativa há mais de 37 dias.
Saiba-mais taboola
Para a noite de segunda-feira (15/9) e início da terça-feira (16/9), porém o órgão afirma que a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com a presença de um cavado, pode favorecer o aumento da nebulosidade em grande parte do Estado, com possibilidade de chuva forte nas regiões centro-sul e oeste do estado de Mato Grosso do Sul.
No Sul do país, a Emater do Rio Grande do Sul também alerta para a previsão de chuva. Segundo o órgão, um sistema de baixa pressão irá se formar próximo do Rio Grande do Sul, ajudando a provocar chuva ao longo dos próximos dias. O volume esperado é de 5 e 30 milímetros na maioria das regiões do Estado, com risco de queda de granizo, de acordo com o Inmet.
Essa chuva se estende até o noroeste paranaense, onde a previsão aponta temperaturas mínimas próximas dos 10 °C nas regiões do Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, segundo informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
No Norte do Brasil, a previsão também é de chuva intensa, com precipitação de até 50 milímetros por dia em todo Amazonas, Rondônia e sul do Pará.






